Ordem - benefícios



1. TEMA: Ordem - benefícios


2. OBJETIVO: A criança deverá perceber que a ordem , existindo na base de qualquer projeto, auxilia a realização do mesmo com segurança.

3. BIBLIOGRAFIA:
I Cor, 14:40; I Pe, 2:13.
LE, it. 877 e 878.
Convites da Vida (Joanna de Ângelis / Divaldo Franco), cap. 32; Palavras de Vida Eterna
(Emmanuel / F.C.Xavier), cap. 138; Sol nas Almas (André Luiz / Waldo Vieira), cap. 54; Nosso Lar (André Luiz / F.C.Xavier), cap. 8.

4. AULA:
a) Incentivação inicial: Brincadeira.
O evangelizador conversará com as crianças sobre o alfabeto, lembrando que ele tem 23 letras, sendo cinco as vogais: a, e, i, o , u. Dirá que as letras servem para compor palavras, mas que, para isto, devem obedecer a uma ordem.
Distribuirá para as crianças folha de papel branco e lápis, e escreverá no quadro as vogais,
pedindo-lhes que tentem juntar aquelas letras numa ordem que formem vocábulos. Por exemplo: eu, ia, ai, ou, etc..
Depois acrescentará três consoantes: r, m, t. As crianças deverão formar o máximo de palavras juntando as vogais e as três consoantes. Por exemplo: rua, mia, rio, mata, moto, Rita, tomate, teatro, etc..
Comentar que a ordem é necessária para formar as palavras, e quanto maior a palavra, mais
atenção devemos ter com a ordem das letras, para não errarmos.

b) Desenvolvimento: Exposição dialogada e jogo didático.
O evangelizador conversará com as crianças sobre os itens abaixo, entre outros que achar
adequados:
- a ordem é essencial em nossa vida;
- sem ordem, dificilmente conseguimos realizar um projeto, sem perda de tempo, de energia, de material, etc..;
- tudo em a Natureza segue uma ordem, como a nos indicar a maneira melhor de agir. Por
exemplo: as estações têm um tempo certo, as folhas das árvores caem no outono, os rios se encaminham para o mar, etc..;
- a pessoa que se recusa a agir dentro da ordem, sempre paga um preço desagradável por isso, seja uma repreensão, uma punição, um atraso, uma perda, a falta de promoção na escola ou no emprego, etc..;
- quem sabe dizer o que está escrito na faixa branca da bandeira do Brasil? (se possível, mostrar uma bandeira brasileira, ou dar uma bandeira para cada criança, para que escrevam a divisa ORDEM e PROGRESSO). Como podem ver, a ordem é importante para que o progresso aconteça, e todos nós podemos e devemos colaborar, colocando ordem em nossa vida, agindo com disciplina e organização, tendo horários para as várias atividades, não nos atrasando em nossos compromissos, mantendo nossas coisas em ordem ( para quando precisarmos delas, não gastarmos tempo procurando), etc..
Vamos brincar mais um pouco com palavras ... Temos aqui no quadro algumas palavras cujas
letras estão embaralhadas. Vamos tentar colocá-las em ordem e descobrir os significados? Todas formam nomes de bichos.
O evangelizador levará quadros de cartolina segundo os modelos da página 120, e os colocará afixados no quadro-de-giz, um a um. De cada vez, pedirá a uma criança que vá até o quadro e desembaralhe as letras, formando a palavra.

c) Fixação: Exercício anexo.

d) Material didático: folhas de papel branco, lápis ou canetas, sílabas de palavras em cartolina, fita gomada, cópias da Fixação.


0 comentários:

Postar um comentário