Causa e efeito.




OBJETIVO: Levar ao conhecimento e ao coração das crianças, de modo prático e objetivo, através de um exercício: “liga-palavra”; provérbios de Jesus e de uma estorinha ilustrada, esse difícil tema.

BIBLIOGRAFIA:
Mt, 16: 27 - “A cada um segundo as suas obras.”
LE, 992 a 994 - “O mal e o bem.”
CI, cap. 7, 1ª parte, item 16 - “Arrependimento, expiação e reparação.”
Pai Nosso (Meimei / F.C.Xavier), cap. 6.

AULA:
a) Incentivação inicial: LIGA-PALAVRA.
Dar a cada criança o exercício anexado, para elas compreenderem a causa e efeito através do semear
e colher.
Após a atividade, esclarecer: como vocês notaram, “ligando as palavras”, quando se planta roseira,
colhe-se… rosas.
Isso é “causa e efeito”, ou “ação e reação.”
Causa: roseira. Efeito: rosa.

b) Desenvolvimento: Dialogar.
Vamos a outros exemplos, seguindo os ensinos de Jesus:
— NO CAMPO DE TERRA, onde se planta, de acordo com a lei da Natureza, o lavrador que semear…
… grãos de milho, colherá espigas de milho.
NO CAMPO DO CORAÇÃO HUMANO, que é igual à terra, se o homem plantar em si mesmo…
… maldade, colherá doenças físicas e espirituais.
Os nossos corações, simbolicamente, são como o campo, onde se planta vivendo, através de atos, palavras, pensamentos, feitos, conforme Jesus ensinou.
Os nossos pensamentos, palavras e atos plantam o bem ou o mal, que, mais tarde, nascem beneficiando-nos com a paz ou prejudicando-nos com o sofrimento.
Vamos contar uma estória que esclarece muito bem o que seja, na prática: CAUSA E EFEITO: semear e colher.
NARRAR A ESTÓRIA, USANDO AS SUAS ILUSTRAÇÕES.(anexo)

c) Fixação:
Plantemos o bem, a paciência, a tolerância e a caridade; e colheremos simpatia, fraternidade e gratidão das outras pessoas.
Se o evangelizador(a) desejar, poderá usar novamente os desenhos, dialogando com as crianças, a fim de ressaltar o que o judeu plantou em seu coração e o que colheu.

d) Material didático:
Exercício “liga-palavra”.
Texto da estória e os quatro (4) desenhos que ilustram o conto.

ANEXOS







0 comentários:

Postar um comentário