CUIDANDO DA NATUREZA



OBJETIVO: Identificar a importância e os meios de preservar alguns recursos naturais, evitando qualquer forma de desperdício.

ATIVIDADES: Preparar com antecedência, locais para as crianças indicarem onde colocar o lixo, que será separado pelo educador:
Recipiente azul:  papel
Recipiente vermelho: plásticos
Recipiente amarelo: metal
Recipiente verde: vidro
Colocar “rostos” nos recipientes, conforme o modelo (anexo 1).
Colocar, em uma vasilha grande transparente com água e areia no fundo, peixinhos tristes, recortados em EVA ou em garrafa PET(modelo 1ª). Jogar  também nesta vasilha, latinhas e outras formas de lixo

Perguntar:
Onde os peixinhos vivem?
É bom ter lixo onde os peixinhos vivem?
Vocês gostariam de morar em um local cheio de lixo?
O que devemos fazer para ajudar os peixinhos? (Retirar o lixo, não jogar lixo na água do rio..).
Após as respostas das crianças, retirar “o lixo” da água e substituir os peixes tristes por outros alegres (modelo 1b).


Perguntar:
Como estão os peixinhos agora?
Dizer que os peixinhos ficaram felizes porque não tem mais lixo nas águas.
Perguntar:
Onde é que podemos colocar o lixo?
Mostrar os recipientes já preparados, para as crianças dizerem onde colocar cada tipo de lixo que for sendo mostrado: papel, plástico, metal e vidro 9 É A COLETA SELETIVA DE LIXO).
Concluir dizendo que todo esse lixo vai ser transformado em novas garrafas, novas latinhas, novas folhas de papel. Com isso, o lixo não é jogado em qualquer lugar e não atrapalha os peixinhos, nem outros animais
Sentados em rodinha, pedir que dêem as mãos e repitam:

“SOU AMIGO DA NATUREZA”.

0 comentários:

Postar um comentário