Aula - Passe e água fluidificada



PLANO DE AULA


PASSE E ÁGUA FLUIDIFICADA

Objetivo: A criança deverá identificar o que seja passe e água fluidificada, suas característica e compreender seus benefícios, para discernir quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.
 Prece

 Canções para harmonizar

 PRIMEIRO MOMENTO:
Desenvolvimento e incentivo inicial: 
Retirar de uma sacola, comprimidos, frascos de remédios, esparadrapo e pedir que as crianças nomeiem e digam para que servem e quando são usados. Deverá explorar bem o material, deixando que as crianças os manuseiem; deixando que as crianças falem de outros remédios, se já tomaram remédios, se já ficaram doentes, se gostam se não gostam como elas se sentem em relação a eles.
Todos aqui já ficaram doentes ou caíram e se machucaram? Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar? Onde papai e mamãe compram esses remédios? Ah! Na Farmácia... Legal...
E quando ficam muitos tristes, desanimados ou irritados com raiva, que fazem para melhorar? (Deixar que exponham suas opiniões e experiências).
Vocês sabiam que na casa espírita temos um remédio que ajuda a curar os machucados, feridas, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa e cansaço?E é um remédio que não se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade. Após as resposta... É o passe. Mas o que é passe? O Passe é uma transmissão de energia, assim como o sol transmite sua energia, calor a nós, o passista transmite energias que ele recebe do mundo espiritual.
Quando em nossos corações, guardamos muitos sentimentos e idéias ruins, esses nos fazem ficar doentes, estou falando é daqueles sentimentos de raiva, egoísmo, irritação, rancor e vingança que guardamos e que tanto faz mal para o corpo e para o espírito, provocando dor de cabeça, desânimo, mal-humor, etc.
Esses pensamentos ruins são como sujeirinhas que ficam presas no perispírito da gente em forma de nuvenzinhas escuras, feias e desagradáveis.

 SEGUNDO MOMENTO:   

 Demonstração:
Vejam as figuras: (colar no quadro um cartaz com desenho de uma casa, ou paisagem e a de um menino).



Em nosso perispírito (corpo fluídico) ficam registrado muitas de nossas emoções, tanto as boas como as ruins, e elas - como já disse anteriormente - são como nuvenzinhas escuras e feias que ficam grudadas em nosso perispírito (colar nuvenzinhas com pensamentos ruins em torno do menino).

Quando recebemos o passe, as energias (boas) que o passista doa para gente limpa seu perispírito. (colar no quadro a figura do menino recebendo passe). 


E assim, todos os sentimentos ruins que temos na alma dispersam, desgrudam. (retirar as nuvenzinhas com pensamentos ruins e colar as nuvezinhas com bons pensamentos). 


É como estarmos vestidos com uma roupa muito suja e tomar banho e vestir roupa limpa. Assim é o passe, tomamos um banho de luzinhas que saem das mãos do passista que retira toda a sujeirinha (sentimentos e pensamentos ruins).
O passe ele ajuda nos equilibrar nosso organismo e nossas emoções. Mas se quisermos a nos sentir sempre bem, devemos mudar nossos pensamentos, através de pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito e compreensão. Afinal, os espíritos podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior e dos pensamentos que nela acolhemos.
Quase todas as pessoas podem dar passe, basta ter boa vontade e amor ao próximo. O passista cede energias dele e dos espíritos para o doente. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Quando o passista aplica o passe ele está em prece e seus pensamentos são elevados, pensamentos de amor.
Assim procedendo, o passista liga-se ao plano espiritual para poder captar as melhores energias possíveis e transmiti-las as pessoas que recebem o passe.
O Passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus dava passe quando curava impondo as mãos sobre os doentes.
A mamãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, está lhe aplicando um passe, os evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais, etc.
Não devemos abusar do passe porque passe é remédio. Alguém aqui toma remédio quando não está doente? Toma analgésico se não está com dor? Pois é, não devemos abusar do passe e apenas tomá-lo quando não sentirmos bem ou estivermos doentes.

 TERCEIRO MOMENTO:   
Além do passe, nós temos aqui no Centro outro tipo de remédio que não é o passe. Vamos ver?
O evangelizador colocará uma jarra com água filtrada sobre a mesa e falará às crianças que fazendo uma prece os Espíritos bondosos irão colocar remedinhos nela que irão ajudar a melhorar doenças, tristezas, etc.
A água fluidificada é água normal acrescida de remédio que os espíritos adicionam segundo as nossas necessidades físicas e morais.
É assim, se sou muito nervoso eles (os mentores espirituais) colocam um remédio para me ajudar a acalmar, e é assim de acordo com minhas necessidades.
Em geral, são os espíritos desencarnados que fluidificam a água, mas qualquer pessoa também pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo.
A fluidificação da água acontece em reuniões públicas, no culto do lar, etc.
Convidá-los a fazer uma prece pedindo pela fluidificação da água.
Distribuir os copinhos descartáveis com água fluidificada para as crianças, dizendo que ela não tem gosto de remédio é para apenas ajudar a melhorar quem estiver doente.
 
 QUARTO MOMENTO: Distribuir o livreto (em marcadores histórias) com atividade para ler e colorir: “O remédio

Aula - O Passe

Objetivo: A criança deverá identificar o que seja um passe, suas características, para ir iniciando um discernimento quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.
01. Prece
02. Canções para harmonizar
03. Propor o Jogo do aquário: o tema da aula vai ser dado pelo evangelizador e após o término da exposição do tema inicia-se o jogo.
04. Desenvolvimento e incentivo inicial:
Retirar de uma sacola, comprimidos, frascos de remédios, esparadrapo e pedir que as crianças nomeiem e digam para que servem e quando são usados. Deverá explorar bem o material, deixando que as crianças os manuseiem; deixando que as crianças falem de outros remédios, se já tomaram remédios, se já ficaram doentes, se gostam se não gostam como elas se sentem em relação a eles.
Todos aqui já ficaram doentes ou caíram e se machucaram? Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar? Onde papai e mamãe compram esses remédios? Ah! Na Farmácia... Legal...
E quando ficam muitos tristes, desanimados ou irritados com raiva, que fazem para melhorar? (Deixar que exponham suas opiniões e experiências).
Vocês sabiam que na casa espírita temos um remédio que ajuda a curar os machucados, feridas, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa e cansaço?E é um remédio que não se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade. Após as resposta... É o passe. Mas o que é passe? O Passe é uma transmissão de energia, assim como o sol transmite sua energia, calor a nós, o passista transmite energias que ele recebe do mundo espiritual. (Apresentar aos evangelizando gravuras).



Veja as figuras acima: Em nosso perispírito (corpo fluídico) ficam registrado muitas de nossas emoções, tanto as boas como as ruins. As ruins nos fazem ficar doentes, são aqueles sentimentos de raiva, egoísmo, irritação, rancor e vingança que guardamos e que tanto faz mal para o corpo, provocando dor de cabeça, desânimo, mal-humor. Quando recebemos o passe, todos os sentimentos ruins que temos na alma dispersam, é como estarmos vestidos com uma roupa muito suja e tomar banho e vestir roupa limpa. Assim é o passe, tomamos um banho de luzinhas que saem das mãos do passista que retira toda a sujeirinha (sentimentos e pensamentos ruins).
O passe ele ajuda nos equilibrar nosso organismo e nossas emoções. Mas se quisermos a nos sentir bem por muito tempo, devemos manter a harmonia interior, através de pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito e compreensão. Afinal, os espíritos podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior e dos pensamentos que nela acolhemos.
Quase todas as pessoas podem dar passe, basta ter boa vontade e amor ao próximo. O companheiro saudável ou passista cede energias dele e dos espíritos para o doente. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Para o passista (aplicador do passe) é uma oportunidade de trabalho. Quando o passista aplica o passe ele está em prece e seus pensamentos são elevados,pensamentos de amor.
Ele deve ter o desejo de ajudar sinceramente, confiar em Deus e estar sereno. Para conseguir isso: ele ora. Assim procedendo, o passista liga-se ao plano espiritual para poder captar as melhores energias possíveis e transmiti-las as pessoas que recebem o passe.
Existem três tipos de passe:
1. O magnético, o passista doa grande parte de sua energia com as espirituais.
2. O espiritual, a energia transmitida através do passista é feita em grande parte pelos Espíritos.
3. O humano-espiritual é utilizada mista, a energia do encarnado com a dos Espíritos, e é o passe mais comum.
O Passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus efetuava passes quando curava impondo as mãos sobre os doentes. A mãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, está lhe aplicando um passe, os evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais, etc.
05. JOGO DO AQUÁRIO
Objetivo: Fixação de conteúdos.
Tema: O Passe
Como Fazer: Fichas em forma de peixes (10 ao todo). Aquários com espaço para 10 peixes. Vinte peixinhos de cartolina.
Como Jogar: Joga-se em até 5 participantes. Cada um na sua vez sorteia uma ficha. Para perguntas respondidas corretamente, se pega 2 peixinhos (se errar devolve 2 peixinhos). O objetivo do jogo é completar os 10 peixes da cartela.
MODELOS


QUESTIONÁRIO

1. O que é passe? Transmissão de energia e fluidos.
2. A transmissão de energia é feita de quem para quem? A transmissão de energia é feita de uma pessoa encarnada auxiliada magneticamente por um espírito para a pessoa necessitada.
3. Qual a importância do passe? Quando recebemos passe, os fluidos e energias radiadas pelas mãos do passista nos ajudam a equilibrar a saúde física e espiritual.
4. Quando devo tomar passe? Ele é o remédio ideal para a mente. Devo tomar quando Há necessidade, como exemplo se estou doente ou muito triste e desanimado.
5. Que acontece quando recebo o passe? Ele nos ajuda a equilibrar nosso organismo e emoções, nos fortalece o espírito nos dando coragem e nos harmonizando.
6. Se eu estiver doente e receber o passe preciso de médico? O Passe é um tipo de remédio que ajuda nosso organismo, mas necessitamos de tratamento médico também.
7. Só os espíritas aplicam passe? Não o passe ou a transmissão de fluidos é utilizado por nós mesmos ou outras crenças, exemplo temos da mãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, dos evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais.
8. Todos podem dar passe? O Passe, assim como a comunicação mediúnica, não é exclusivo dos espíritas: qualquer um, independente de sexo, ou religião, pode aplicar ou receber um passe. 
O PASSE E A ÁGUA FLUIDIFICADA

 Quais os tipos mais comuns de remédio que temos em casa ?
A maioria deles servem para aliviar ou curar a dor ou doença como: mercúrio, merthiolate, band-aid , esparadrapo, gaze, água oxigenada, algodão, termômetro, melhoral infantil, xarope, etc..
Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar?
Onde papai e mamãe compram esses remédios?
_ Ah! Na Farmácia.... Legal.. Vocês sabiam que aqui no Centro Espírita, tem um remédio muito bom para ajudar a curar machicados, febres, dores de barriga, tristeza, cara fechada, carinha emburrada, vontade de chorar à toa, cansaço que vocês não precisam comprar pois ele é de graça?
Vamos ver como é que é isto?

Este é o Carlão e ele é quem vai contar para vocês o nome deste remédio e os
nomes das pessoas que podem dá-lo para vocês.

_ Oi gente! Vocês querem ouvir a minha história?

_ Um dia né, quando tava lá na minha casa eu fiquei muito gripado, espirrando, tossindo, com febre. Aí minha mãe colocou um termômetro debaixo do meu braço e depois me deu remédio. Eu bebi tudo! Aí a febre passou...
_ No Sábado(o dia da EEE de sua CE) e era o dia d'eu ir pra Escola Espírita. Quando eu tava indo pra lá eu não vi um buraco e cai de cara no chão.
_ E você machucou?
_ machuquei - responde Carlão - machuquei muito(com voz chorosa )
_ Deixa eu ver. Vou lhe ajudar!
_ E agora , tá parando de doer?
_ Um pouco . Agora eu já consigo andar!
_ Daí eu fui pra escola e contei pra tia que tava tossindo, tive febre, fiquei doente. Então ela gosta muiiiiiiiiiiiito de mim e pra me ajudar me deu o remédio que as pessoas tem na escola: O PASSE. Agora eu vou receber o passe e vou fazer uma prece junto com a tia.
Vamos ajudar o Carlão orando junto .
_ Será que ele melhorou?
Carlão responde:
_ Melhorei, Estou bem bem melhor!
_ Que bom! Diz o Evangelizador abraçando o boneco.
_ Viram só? Eu melhorei porque tomei o remédio lá em casa e depois ganhei outro remédio aqui que me ajudou a ficar bom ainda mais depressa: O passe!
Viva! Agora posso brincar com vocês(O boneco dá um abraço em cada criança)
Com Carlão no colo, o evangelizador explicará que ele estava doente , gripado, machucado e por isso precisou de remédios: em caso do melhoral , do curativo e ali do passe.

Além do passe, nós temos aqui no Centro um outro tipo de remédio que não é o passe. Vamos ver?
Com uma jarra com água filtrada sobre a mesa e faremos uma prece os Espíritos bondosos irão colocar remedinhos nela que irão ajudar a melhorar doenças, tristezas, etc..

Vamos tomar água fluidificada, ela não tem gosto de remédio e ajuda a melhorar quem estiver doente.
by: NEFA 2004



4 comentários:

Simone Anastácio disse...

Oi, Luciene. Seu blog ajuda muito na elaboração de minhas aulas. Que Jesus te ilumine sempre.
Reparei que falta umas páginas do livro o Passe, se você se interessar, posso te enviar por email. Abraço, Simone
http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2009/11/livreto-o-passe.html

Marina Marinho Jardim Guimarães disse...

Luciene, querida, muito obrigada pela valiosa ajuda com que valoriza nossas aulas. Sei que muita gente, como eu, está sendo beneficiada por seu trabalho, por isto estou usando os verbos e pronomes no plural.
Que suas atividades se tornem cada vez mais aperfeiçoadas e beneficentes.
Muito obrigada.

Anônimo disse...

Aula muito muito boa mesmo! Obrigada! Que Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Seus planos de aula sempre nos auxiliam. Que Deus abençoe sua bondade em compartilhar conosco suas experiências e sua facilidade em trabalhar temas que a princípio parecem mais complicados para serem trabalhados com crianças da 1ª infância. Parabéns pela iniciativa.
Sandra

Postar um comentário