5 AULA PARA BEBE: Deus Criador: Reino Vegetal (Frutos e Vegetais)




 Desenvolvimento da Aula

1) Dar boas vindas Música de apresentação, prece inicial. Cantar música sobre Deus.
Música de apresentação
“Bom dia (nome da criança) do meu coração,                                                                                                Você está na evangelização,                                                                                                                                Hoje é dia de brilhar a luz,                                                                                                                               Vamos estudar o evangelho de Jesus.”
Canta-se com o nome e todas as crianças.
2) Com o recurso do tapete, narrar novamente e resumidamente a “História de semente”, passando pelas fases do nascimento da árvore, semente, ramos, surgimento das folhas, flores e frutos. Narrar à presença da chuva, a retirada dos alimentos do solo, a presença do vento, etc, lembrando sempre que isso tudo é obra de Deus.

Em seqüência, retirar da “terra” vegetais (batata, cenoura, cará, beterraba, amendoim com casca, etc). (Colocar a terra próxima à árvore que foi construída na aula anterior) Depois disso, mostrar alguns desses vegetais cozidos para que as crianças possam experimentar. Mostrar frutas (mamão, banana, laranja, maça, manga, morango), que nascem também da terra. Abrir o mamão e mostrar suas sementes. Falar que dessas sementes nascerão outras plantinhas que darão outros frutos novamente.

Atividade:
a) Degustação das frutas e legumes, retirando suas sementes.
b) Construção de chocalhos de sementes, juntamente com as crianças.

3) Encerrar a aula com a música do DVD do Cocoricó que fala de frutas e sementes.

Material:

Para o tapete:
Arvore de tecido, com folhas e um bolsinho onde sairão as flores. A árvore sairá de um buraquinho feito na “terra”.
Borrifador
Para o “Nascimento dos vegetais”
Terra                                                                                                                                                                Batata (crua e cozida)
Cenoura, cará
Beterraba
Amendoim com casca (quem achar no supermercado)
Maça, mamão
Banana, Morango,Laranja e Manga

Para a degustação:
Guardanapo/papel toalha,Toalha para forrar,Faca, colher, pratinhos

Para os chocalhos
Alpiste,Outras sementes,Feijão/milho pipoca,Potes vazios,Fita crepe,

Para o encerramento: Laptop,DVD do Cocoricó,Aparelho de som

História:
História de semente (adaptada da Parábola do Semeador por Sandra)
(Tema Deus Criador: Reino Vegetal)


Depois que as pedras se formaram... foi chovendo nas rochas, nas pedras e foi se formando um lugar gostoso, fofinho, que é a terra.
Um dia uma sementinha sonhou que precisava seguir o seu caminho. Sentiu um vento forte...e... foi.... Foi voando, voando, querendo conhecer coisas novas. Foi aí que caiu na beira de um caminho. Ela ficou ali parada, meio achando aquilo sem graça, quando vieram os passarinhos... E quiseram comer a sementinha. A sementinha, então falou  que ela tinha que seguir seu caminho e logo veio o vento e a levou até outro lugar.  Ela foi parar no meio de muitas pedras. Pedras duras e desconfortáveis para ela. Lá não tinha água, não era gostoso. Ali também não era o seu lugar. Então veio o vento e levou a sementinha para outro lugar... ela caiu em uma terra onde tinha algumas plantas, mas que eram espinhos. A sementinha até ficou um pouquinho por lá, mas logo se sentiu sufocada, e percebeu que ali não era o seu lugar. Novamente veio o vento... e a sementinha caiu em terra boa, fofinha e gostosa... Ali, sim, era o seu lugar!
Ela deitou na terra e foi escorregando, escorregando e quando viu estava dentro da terra, um lugar escuro, mas que ela achou gostoso. Ela ficou quietinha, querendo ficar ali pra sempre... quando de repente, ela começou a crescer, a crescer, a crescer até que saiu dela um raminho... oh, ela estava ficando diferente. Ela agora começou a sentir uma vontade de voltar a ver a luz e foi tentando crescer, crescer até que o seu raminho começou a ver um pedacinho de luz! E quando chegou lá fora! Que alegria, que ar gostoso... Foi aí que caiu uma chuvinha gostosa... Aí a sementinha sentiu que seu raminho começou a crescer e ganhar folhas! Nossa, ela já não era mais uma sementinha, mas uma planta.
Então, ela entendeu: esse era o seu lugar, o lugar que Deus tinha dado para ela: se transformar, crescer e se tornar uma bela árvore, com folhas e frutos para dar sombra e alimentar os outros seres vivos que passassem por ali.

0 comentários:

Postar um comentário