RESPEITO E CIDADANIA



1. OBJETIVOS:
Conscientizar sobre a importância dos seguintes temas: respeito pelo lugar em que vivemos, conservação das coisas públicas de que nos servimos (escola, orelhões, ônibus, ruas, bueiros etc); patriotismo; respeito aos direitos dos outros; respeito aos mais velhos; etc.
2. PRECE INICIAL
3. INCENTIVAÇÃO INICIAL
No encontro de hoje, vamos debater um pouco sobre dois assuntos importantes que podem fazer a total diferença entre estar ou não estar feliz com o lugar em que se vive.  Enquanto certos países, como os Estados Unidos, progridem cada vez mais, oferecendo melhores condições de vida a sua população, outros países parecem andar para trás, não conseguindo resolver os problemas que afligem seu povo.  Todo mundo já ouviu falar, seja na TV, seja nos discursos dos dos políticos, que o futuro do Brasil depende de melhoria substancial na educação.  Certas pessoas pensam que o Brasil depende exclusivamente dos políticos para melhorar e se esquece que o povo, cada um de nós, pode e deve fazer a sua parte.
Muitas vezes as pessoas se queixam por não estarem felizes com o seu bairro ou sua rua.  Às vezes, o local é sujo; outras, os vizinhos não respeitam e nem se conversam; ou então, uns colocam o som alto tarde da noite atrapalhando o sono e o descanso dos demais.  Há quem reclame que a escola, o ônibus e o hospital são mal conservados ou não cumprem suas funções direito.  Porém, às vezes, são os mesmos que depredam, estragam carteiras das escolas, rasgam os bancos dos ônibus, riscam e sujam.  Quantos orelhões são depredados a cada ano no Brasil, privando de comunicação as pessoas no momento em que mais precisam, em emergências, etc.  Daí, o dinheiro que em nosso país é escasso para tantas coisas que precisam ser feitas, precisa ser gasto novamente para consertar o que alguns estragaram inconseqüentemente.
Precisamos todos nos conscientizar deste fato e lutar para que as coisas públicas, que são de todos nós, sejam conservadas.  As coisas públicas não são do governo e sim do povo que precisa delas.  Caso contrário, seremos para sempre uma nação pobre, subdesenvolvida, que não terá condições de dar o mínimo necessário a cada um de seus habitantes.  Reparem nesta escola, que foi reformada.  Será que estamos cuidando direito dela?  Por que será que as classes estão sempre sujas? 
4. DESENVOLVIMENTO DO TEMA
DEBATE POLÍTICO.  Para discutir a questão de uma forma mais dinâmica, nós vamos fazer agora um debate político.  Vamos Ter dois partidos, cada um com 3 integrantes.  Estes dois partidos responderão perguntas da platéia sobre o tema de hoje: RESPEITO E CIDADANIA: AS CHAVES PARA UM MUNDO MELHOR.  No final do debate, a platéia votará nos partidos para ver qual se saiu melhor e qual é o candidato favorito para vencer as eleições.  Qualquer um dos 3 membros do partido poderá responder às perguntas.  O monitor será o mediador do debate.  Para orientar o debate, o monitor distribuirá as perguntas a seguir, e/ou outras que escolher, pela platéia, que perguntará alternadamente para cada partido.  (Pode-se permitir um clima de descontração na classe, desde que as respostas sejam corretas.  Excessos devem ser coibidos para que o debate seja ao mesmo tempo divertido e resulte em conclusões positivas.  PLANEJE BEM AS REGRAS. EXPLIQUE-AS BEM ANTES DO INÍCIO DO DEBATE.)
1. Nossa escola foi reformada.  O que vocês vão propor aos alunos para que ela      permaneça conservada?
2. Sendo que o governo não tem dinheiro para manter as áreas verdes da escola, o que os alunos poderiam fazer para deixar sua escola mais bonita?
3. O que os alunos poderiam fazer para evitar que colegas menos conscientes depredassem a mobília da escola?
4. De que forma os alunos poderiam cooperar na manutenção da limpeza da escola?
5. Vocês pretendem fazer campanhas de conscientização sobre RESPEITO E CIDADANIA?  Como seria esta campanha?
6. Sabemos que em outros países as pessoas mais velhas são mais respeitadas do que são no Brasil.  Nossos idosos reclamam que os mais jovens não os respeitam.  O que pode ser feito neste sentido para que jovens e idosos passem a ter uma convivência melhor?
7. O número de acidentes de trânsito no Brasil caiu muito desde a implantação do novo Código de Trânsito.  Respeitar o novo Código é também uma questão de cidadania?  Por que?
8. Um dos grandes problemas do Brasil é a educação.  Nossas escolas públicas não estão preparadas adequadamente para formar nossos estudantes.  O que os alunos podem fazer para aproveitarem melhor o que recebem da escola?
9. O Grupo Augusto Cezar Netto, que organiza o Domingo de Lazer, está com um problema.  A Direção da escola tem reclamado da sujeira depois dos Domingos de Lazer, dentro e fora da escola. De que forma os alunos da 5ª e 6ª séries poderiam ajudar para resolver o problema?  Eles poderiam orientar os alunos mais novos a jogar o lixo no lixo na hora da saída da escola?
10. O pessoal do Lazer é obrigado a limpar e organizar as classes antes e depois das aulas.  De que forma vocês acham que os alunos da Escola Homero Santos Fortes poderiam ajudar neste trabalho?

by: GRUPO AUGUSTO CEZAR NETTO

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