O Evangelho e o seu culto no lar




O que é o Culto no Lar?

Culto no Lar é a reunião íntima e informal que todos nós devemos realizar em nossas casas com os nossos familiares em benefício da harmonização do lar. Nós poderíamos melhor dizer que é o Culto do Evangelho no Lar.

Como devemos realizá-lo? Primeiro, escolhemos um dia da semana e a melhor hora para reunirmos nossos familiares. Começamos lendo uma página para a preparação, (eu particularmente gosto muito do livro Jesus no Lar). Em seguida, fazemos uma prece, e aí então, lemos um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec.
Após a leitura, iniciamos uma conversa fraterna sobre as páginas lidas, e para encerrar, uma prece. Podemos colocar também, água a ser fluidificada, para depois bebermos.
Isso não é nenhuma regra, porque ela pode ser adequada à necessidades de cada família. Por exemplo, quem tem crianças, para que elas possam, também, participar, é interessante fazer leituras de textos adequados a sua faixa etária. Outros gostam de fazer leitura de O Livros dos Espíritos. Outros, das obras de André Luiz. Mas sempre se deve fazer a leitura de O Evangelho Segundo o Espiritismo, porque a finalidade precípua é fazer o Culto do Evangelho no Lar.

Para que fazemos isso?Todos nós sabemos que temos amigos espirituais e aqueles que não são muito amigos. E mesmo, às vezes, em nossas famílias, nem todos os espíritos, ali reunidos, são espíritos afins. Muitas vezes nos reunimos em família para aprendermos a amar e perdoar. E o Culto do Evangelho no Lar funciona como um elemento catalisador, harmonizador, evangelizador para todos os quais ali estão.

Quais são os benefícios?O entendimento, a aproximação, a pacificação e a harmonização.
O Culto do Evangelho no Lar tem as maiores variações possíveis. Ele não só serve para o nosso lar para a nossa vizinhança, e até mesmo para a nossa rua e a nossa localidade, onde moramos. Muitos poderão dizer: Mas, a única pessoa espírita em minha casa sou eu! Outros poderão dizer que moram sozinhos, ou ainda, que não tem condições espirituais para dirigir um culto. E eu só posso dizer o seguinte: Sejam quais forem as dificuldades, tentem, comecem, façam.
Vou citar a experiência muito interessante de uma companheira, e nos foi passada no atendimento fraterno: jovem, espírita, acostumada a fazer o Culto do Evangelho no Lar, casou-se com um rapaz que tinha o vício do alcoolismo e tentou implantar no seu novo lar, o culto. O seu esposo, embora pessoa boa, todas as vezes que se alcoolizava transformava-se em um homem extremamente violento. E a jovem procurava fazer o seu culto em dias que ela achava que ele não iria beber. Mas parecia que um "mosquitinho" cochichava no ouvido dele, e por mais que ela mudasse os dias da semana para a realização do seu culto, era justamente naquele dia que ele bebia. E chegava em casa no horário certo do culto. Fazia uma arruaça, rasgava o Evangelho, dizia que não queria aquelas práticas dentro de sua casa. E a jovem, por ser muito convicta da utilidade do Culto no Lar, teve uma feliz idéia: passou a fazer o seu culto dentro do box do banheiro, utilizando já o seu Evangelho todo desfolhado... Passaram-se anos. O nosso amigo ficou muito doente e, com a perseverança da nossa jovem, ela passou a sentar-se à mesa para fazer o culto junto com a sua família. Alguns anos depois, o seu esposo desencarna, e numa comunicação que ele dá, agradece a Deus o bem que fez ao seu espírito aquelas reuniões de culto das quais ele participou no lar.
Por isso, meus amigos, não deixem de fazer o Culto do Evangelho no seu lar, ou, ao menos, o hábito da leitura dos evangelhos. Temos companheiros que, devido à dificuldade de horários da família, (trabalho, estudo, etc), fazem uma leitura do evangelho diariamente, na hora do café, ou do jantar... O importante é a presença da leitura de O Evangelho Segundo o Espiritismo em nossos lares. Precisamos tornar um hábito o cultivo da oração e do entendimento, para que a harmonia se instale de vez em nossas vidas.

Por: Lucia Moreira
Site: www.irc-espiritismo.org.br

1 comentários:

Andréa disse...

Gostei muito. Ajudou-me na construção da aula para minhas crianças!
Que Deus lhe abençoe sempre!

Postar um comentário