PEÇA ESPÍRITA : Confusão de Natal


 

Grupo de Teatro Espírita Sentimento do 20º CRE DA USEERJ
Autores : Sidney Pinto Guedes
                Margareth Silva Rocha Cavalcante
Autor Espiritual : Odilon Silva, psicografado por
Psicografado por : Sidney Pinto Guedes e Margarth Silva Rocha Cavalcante

Cena I

Dois palhaços de nome Fraterninho e Cardidoso, entram em cena procurando algo, um de costas para o outro. Ao se tocarem, ambos se assustam

Fraterninho e Caridoso

Uai!

Fraterninho
Ah é você ! Que susto que eu levei

Caridoso
Susto levei eu ora essa! (Olhando para o público)
Caramba! Quantas crianças!

Fraterninho
Nossa, tem criança pra dedeu! E nós nem nos apresentamos.

Caridoso
É mesmo, que distração a nossa. Oi criançada tudo bem ?
(Após a resposta) Eu sou o Caridoso e esse aqui é o meu amigo Fraterninho.

Fraterninho
Oi gente! É muito bom termos vocês aqui.

Caridoso
Bem Fraterninho, agora que nós já nos apresentamos para a criançada, me diga um coisa.

Fraterninho
Com prazer caridoso, pode falar.

Caridoso
Você viu, por acaso, um palhaço todo emburrado por ai ?

Fraterninho
Mas eu estava justamente procurando esse tal palhaço.

Caridoso
Você também já ouviu falar nele?!

Fraterninho
Claro que já! Me falaram que ele anda dizendo por aí, que o natal é um dia muito chato e sem alegria

Caridoso
O que!? Mas como pode um coisa dessas? Isso não é verdade.

Fraterninho
Claro que não é, mas ele com essa conversa, anda desanimando muita gente.

Caridoso
Já que é assim, nós precisamos fazer uma coisa.

Fraterninho
(Para o público) Vocês viram esse palhaço emburrado por aí ?
(Após a resposta) O que vamos fazer agora ?

Caridoso
Eu tenho um plano ! Que tal agente se esconder, e esperarmos esse tal palhaço aparecer ?

Fraterninho
Ótima idéia ! E assim, quando ele aparecer, agente vê com podemos ajudá-lo. (Ambos se escondem)

  
Cena II

Entra em cena um palhaço com ar de desânimo
           
Aborrecido
Droga ! Todo mundo só fala nesse tal de natal. Se eu ligo a televisão, dou de cara com um monte de propaganda de presentes, todos tão caros, que eu nem posso comprar. Se ligo o rádio, é a mesma coisa. Todo mundo fala que o papai Noel, no natal, dá presente pra todo mundo. Mas eu nunca vi ele entrar na minha casa. (Pensativo) Mas será que é porque  na minha casa não tem chaminé ? Mas casa com chaminé, aqui no rio de janeiro, com esse calorão, não tem mesmo ! Eu acho que o papai Noel não gosta de mim.

Fraterninho
Então é isso ! Ele é triste assim porque pensa que a alegria do natal está nos presente.

Caridoso
Mas o natal, não é nada disso !

Fraterninho
Fica quieto, vamos observar mais um pouco.

Aborrecido
Nossa! Eu nem tinha reparado, vocês (o público) Ai! Tudo bem crianças ? (Após a resposta) Pois comigo está tudo muito mal. Eu sou o palhaço Aborrecido, uso esse nome toda a vez que chega o natal, pois se o natal é dia de Papai Noel dar presente pra todo mundo, então eu fico aborrecido. Pois ele sempre se esquece de mim (choramingando)


Neste instante, entra em cena um menina muito aborrecido.

Menina
Então seu palhaço pode me chamar, também, de aborrecida, pois o Papai Noel sempre se esquece de mim também!


Entra um menino emburrado

Menino
Eu também nunca sou lembrado pelo Papai Noel. Por isso tive uma idéia.

Aborrecido e a Menina
Idéia, que idéia ?!


Menino
Vamos criar o clube dos aborrecidos, e você (aponta para o palhaço) será o presidente !


Enquanto o  Menino pega uma faixa de presidente do "Clube", Fraterninho e Caridoso cochicham.

Fraterninho
Caramba, a coisa tá feia mesmo!

Caridoso
Precisamos resolver este problemão, senão, daqui a pouco, vai Ter um monte de gente entrando para esse clube.

Fraterninho e Caridoso se escondem novamente.

O menino pega a faixa e diz com pose de  locutor, colocando a faixa no Palhaço Aborrecido

Menino
A partir desta data nós inauguramos o clube dos aborrecidos. E se alguém tiver alguma coisa contra, que fale agora ou cala-se para sempre.

Fraterninho e Caridoso

(Atrapalhados) Nós temos algo a dizer !
Os Três Aborrecidos

Nós quem ?!
Aborrecido
(Para o público) Nó mínimo esses dois ai, são daqueles que ganham presentes todos os anos.

Caridoso
Não é nada disso! O que queremos dizer, é que esse clube não pode existir.

Menina
 Mas porque não ?

Fraterninho
Porque está havendo um grande confusão.

Menino
Confusão ?! Nós não estamos entendendo.

Caridoso
 Nós vamos explicar. A confusão está em pensarmos que o natal é uma festa para apenas se ganhar presentes.

Aborrecido
E por acaso não é ?

Fraterninho
Claro que não ! Os presentes são apenas um maneira de nos lembrarmos dos nossos amigos.

Caridoso
E o Papai Noel, não passa de uma estória para alegrar a criançada.

Menina
Ué, mas eu pensava......

Fraterninho
Pensava errado. O natal é um dia onde se comemora um aniversário muito especial.

Menino
Quer dizer que o natal é uma festa de aniversário ?!

Caridoso
Isso mesmo ! E sabe de quem é esse aniversário ?!

Os Três
Menino, Menina e Aborrecido
Não !


Fraterninho e Caridoso
De Jesus !!!

Aborrecido
Nossa, eu não sabia disso !

Fraterninho
Pois é, o nascimento de Jesus representa a chegada do amor entre nós.

Menino
 Caramba !!

Caridoso
E sendo assim, como é que nós vamos ficar aborrecidos, no dia em que festejamos o amor !

Aborrecido
É mesmo! E se o aniversariante é Jesus, nós e que devemos dar um presente a ele.

Menina
Mas o que vamos dar a ele ?

Fraterninho
Todo o nosso amor ! O que Jesus quer de nós e que amemos a todo mundo.

Menino
(Rasgando a Faixa) Então não tem mais clube nenhum.

Caridoso
Nada disso! Vamos aproveitar a cerimônia, para fundar um clube.

Todos
Clube ?!

Caridoso
(Com ar de cerimônia) A partir desta data, esta inaugurado, não o clube dos aborrecidos, e sim o clube dos agradecidos, para lembrar-mos a todos que o natal é a festa do agradecimento a Jesus por tudo o que ele nos fez e faz até hoje!

Todos
Viva Jesus !


Todos Cantam o Parabéns pra você......


Psicografia : Sidney Gudes
Autor Espiritual : Odilon Silva

Personagens
Palhaço Fraterninho       
Palhaço Caridoso           
Palhaço Aborrecido      
Menino                    
Menina                    


Cenário :

Circo   : Construído com Latas de Tinta com cimento, tubos de pvc,
              Filo colorido.

Acessórios :

·         Lanterna para o palhaço Fraterninho
·         Nariz de palhaço
·         Faixa de Cartolina para o Palhaço Aborrecido





0 comentários:

Postar um comentário