PACIÊNCIA




Esta aula pode ser adaptada para vários ciclos.

1.      OBJETIVO: desenvolver nas crianças a necessidade de praticar a paciência e negar a violência, para mudar nossa vida e, por conseguinte, o mundo.

2.      INCENTIVO INICIAL: começar a aula fazendo um origami, mas na metade do trabalho fingir que perde a paciência e destruir tudo, tentando demonstrar às crianças como é fácil “perder a paciência”, ou seja, como é fácil perder o que ainda não temos.

3.      CONTEÚDO DOUTRINÁRIO:
·         Cultivando a educação, aprendemos a cultivar também, sentimentos como a paciência, pois a paciência não nasce conosco, é um aprendizado constante. É como aprender a ler e escrever.
·         Uma criança não aprende a ler e escrever em uma semana. Demanda muito tempo. Até existem crianças que aprendem rápido, pois já trazem mais conhecimentos de outras vidas. Mas a maioria precisa de alguns meses para começar a ler fluentemente.
·         A paciência não se harmoniza com a pressa, mas prossegue sempre confiante, rumo aos objetivos traçados. Aqui dá para falar dos motoristas que não têm paciência no trânsito. Os apressadinhos ficam nervosos à toa. A pessoa calma chegará no destino da mesma maneira e, praticamente, no mesmo tempo.
·         O pensamento (química mental) vive na base de todas as transformações. Quando abrimos campo à impaciência, também abrimos campo a moléstias; pois a repetição de forças negativas em nosso corpo abre “feridas” em nosso cosmo orgânico. É como pegar um martelo e martelar por inúmeras vezes num pedaço de madeira ou numa parede. Não demorará muito tempo para que se abra um enorme buraco. Assim é com nosso corpo (espiritual e material). Os males que fazemos e pensamos abre enormes buracos por onde entram as doenças (como o câncer).
·         O Cristo aconselhou o amor aos adversários, o auxílio aos que nos perseguem e a oração pelos que nos caluniam, como atitudes indispensáveis à garantia de nossa paz e de nossa vitória.
·         A paciência é uma virtude que se conquista através de inúmeras existências com muito trabalho, tolerância e humilhação diante daqueles que a Divina Providência coloca em nosso caminho evolutivo. É preciso ter paciência com nosso coleguinha de escola, com o mau humor dos professores ou Evangelizadores (dar uma risadinha amarela), com o vizinho barulhento, com o cachorrinho ou gatinho que fez as necessidades no lugar errado, com o irmãozinho que mexeu nas suas coisas, e muito mais.
·         PACIÊNCIA E TOLERÂNCIA – redenção própria.
·         Na família consaguínea nos reaproximamos de Espíritos com os quais devemos paciência e ternura, tolerância e sacrifício, para a solução de desajustes (erros) que criamos em nossa evolução. Imagine nossos pais como devem ter paciência conosco para nos ensinar, nos corrigir, nos ajudar,...
·         Ninguém logra aperfeiçoar-se sem paciência, até mesmo consigo mesmo. É preciso compreender que estamos num estágio evolutivo ainda muito inferior, por isso, devemos ter paciência conosco mesmos. Erraremos ainda muitas vezes. Mas com a vontade de acertar, aos poucos, conseguiremos deixar de praticar tantas coisas erradas, como xingar. No começo é bem difícil. Mas podemos começar a substituir as palavras. Quando você der uma martelada no dedo, diga “filha da ....polícia”. Ou quando tiver vontade de xingar alguém: “vaga.....lume”, idi....leuza, vá tomá no ......córrego, etc.
·         Com paciência e caridade um “vaso” defeituoso pode ser consertado e restituído ao serviço. É claro que ele já não será mais perfeito, você verá marcas nele, por isso Deus nos deu a reencarnação, com um “vaso” novo, sem marcas, para que possamos viver em harmonia e não deixarmos quebrar novamente pela falta de paciência.
·         A dor é bênção que Deus envia aos seus filhos. Não nos aflijemos com sofrimentos, mas, ao contrário, bendiguemos a Deus Todo-Poderoso, pela oportunidade da dor a nos lembrar de não cometermos os mesmos erros. Por exemplo: quando comemos demais e a comida nos faz mal, precisamos ter a paciência de compreender que se estamos com dor é porque erramos. Outro exemplo: se nossa mãe diz para não chegarmos perto do fogão porque está quente, e mesmo assim colocamos a mão lá, teremos que sofrer com paciência a dor conseqüente.
·         Sejamos pacientes, que há também caridade em ser paciente.
·         Paciência é esperança operosa: recebem obstáculos por ocasiões de trabalho e provações por ensinamentos.
Exemplos de paciência:
·         Para conseguirmos ganhar uma partida de futebol é preciso ter muita paciência de treinar, de repetir jogadas,...
·         Para uma menina ser bailarina é preciso muita paciência para conseguir fazer os passos da dança, para alongar os músculos.
·         Para um fisiculturista atingir o corpo desejável é preciso muita malhação.
·         Para alguém ser médico é preciso muitos anos de estudos em diversas escolas e universidades, e muitos anos de prática nos ambulatórios e hospitais. Ninguém sai da universidade pronto para operar um paciente.
·         Para ser um bom atirador na polícia é preciso muita paciência nos treinamentos de tiro ao alvo.
·         Nada na vida é fácil.
·         É preciso muita paciência para aprender e fazer deste aprendizado uma conquista pessoal.

4.      FIXAÇÃO: pode ser contada uma história. Por exemplo: ‘REBELDIA” do livro Alvorada Cristã.

5.      ATIVIDADE: Atividade de dobraduras. As crianças terão a chance de praticar paciência, pois dobradura para iniciantes é muito difícil. O Evangelizador deve escolher uma ou duas e treinar várias vezes em casa, porque na hora ele ensinará às crianças e terá que ajudá-las.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu já tive esta experiência. Pensei que as crianças aprenderiam com facilidade, mas é preciso muita “paciência” com elas. Eu, inclusive, já dei curso de origami para Evangelizadores adultos, e não foi nada fácil.

0 comentários:

Postar um comentário