O Medo



 Objetivo Evangélico:         
Levar as crianças a compreenderem o que significa o medo, quando o  sentimos, porque sentimos medo, do que temos medo e como lidar com ele. Levá-los a entender que nunca estamos sós, sempre temos Deus ao nosso lado, nossos anjos guardiães, que embora invisíveis para nós, sempre estão presentes em nossa vida através da bondade divina de Deus nosso Pai, somos sempre amparados mesmos nos momentos de grande dificuldade e medo.
 Para os Pequenos:
1) História O que tem dentro do ovo? ( Telma Guimarães Castro de Andrade)
2) A história será passada com dramatização dos professores. Fizemos um Grande Ovo de papel marché, aberto ao meio, e colocamos lá dentro o ornitorrinco, também feito por nós. Fizemos um pequeno buraco por onde passávamos as coisas para ele, toda, as crianças participaram perguntando também e interagindo com o ovo. Foi muito lega !
3) Reflexões :    Porque o ornitorrinco não queria sair de dentro do ovo?
Porque ele tinha medo de sair de dentro do ovo?
Como o menino fez com ele confiasse nele?
Quando ele saiu do ovo foi bom?
4) Explicação do Tio Gaspar no Livro Se Ligue em Você.
Existe uma luzinha em nosso peito. Uma luz que os olhos não vêem, mais que podemos sentir. Quando ela se acende aparecem sentimentos bons em nosso peito e ficamos muito alegres. Quando ela se apaga tudo parece mais feio e você fica triste. Ela se acende quando pensamos positivo, quando temos boas atitudes, quando fazemos algo de bom.
Mais muitas vezes nós deixamos nossa luzinha se apagar. Quando ela se apaga você sente MEDO.
O medo aparece quando você pensa que uma coisa ruim pode acontecer com você ou alguém de quem você gosta. Quando você tem Coragem a luzinha volta a se acender. Coragem é o nome que se dá ao sentimento que acontece quando você acredita que só coisas boas vão acontecer com você e com os outros. Muitas vezes, a gente não gosta de ir ao quarto sozinho, porque está escuro. Nós temos medo do escuro. A gente fica imaginando que tem coisas feias lá. Assim, ficamos tristes, pois apagamos nossa luzinha do peito. Mas é só imaginação. Na nossa cabeça, podemos inventar de tudo. Se você imagina que está vendo um cachorro, você desenha o cachorro dentro da sua cabeça. Mas o cachorro não está lá de verdade é só imaginação. Medo é só imaginação.
Da próxima vez que você sentir medo, não deixe sua luzinha se apagar. Pense que no escuro tem muitas luzinhas invisíveis e alegres mandadas por Deus nosso Pai que estão lá para  proteger você. Entre no escuro com coragem e se sentirá feliz. Quando você sentir medo de qualquer coisa, pense assim: "Todo esse medo é só imaginação", " eu sou corajoso", e a luzinha se acenderá cheia de brilho.
4) Fazer o fechamento que todos devemos lembrar da Prece no momento das nossas dificuldades maiores.
 
Vivência Evangélica: Vamos dar outro Final para a História do que tem dentro do ovo?
Realizar pintura colocando na ordem a História Sequenciada.

A História :  O QUE TEM DENTRO DO OVO?
 
  Vovó Letícia resolveu fazer um bolo de chocolate. Então ela tirou 3 ovos da geladeira, colocou o leite para ferver junto com a margarina. Pegou a farinha e quando procurou pelo fermento não encontrou.
 _       Rafael venha cá, fique tomando conta do bolo enquanto eu vou na quitanda comprar fermento.
 Fiquei pensando oh negócio besta esse, ficar tomando conta de um bolo que ela nem tinha começado, se esse bolo tivesse pronto e guardar ele dentro da minha barriga, isso sim. Então perguntei:
 _       Vó é para tomar conta do quê ?
_        Dos ovos, ora. Parece que tem um ovo meio diferente aí no meio. E saiu.
 Fiquei olhando os ovos, peguei o ovo que ela disse que parecia estar diferente, chocoalhei. Será que é um ovo de pata? Perguntei:
 _       Tem gente ? disse brincando...
_        E o ovo respondeu : Tem ! A minha voz quase sumiu de susto. Peguei o ovo com cuidado e fui para um quartinho nos fundos do quintal. Coloquei ele numa vasilha com um pano dentro com todo cuidado para não quebrar.
_        Oi ovo eu sou o Rafael ! Tudo bem com você? O ovo não respondeu estava mudo, será que eu tinha sonhado. Ouvi um barulho, vovó estava voltando.
_        Vovó o ovo falou comigo. Isso  as vezes acontece filho. Mas, vó ele só falou uma vez ! O que é que eu faço para ele falar comigo de novo ?
_        Ora filho use a sua imaginação. Melhor coisa não há !
 Passei três dias tentando fazer com que o ovo falasse comigo, No quinto dia dia tive uma idéia. Peguei uma canetinha e desenhei uma porta no ovo. Em cima da porta eu escrevi porta, para ficar bem claro o que era.
 _       Pronto ! Agora você já pode sair ! Eu disse em voz alta.
_        Por quê ?  a vozinha perguntou lá de dentro.
_        Porque eu já desenhei a porta ! eu respondi todo feliz. Bem que a minha vó disse, temos que usar nossa imaginação.
_        Aqui tá escuro, não dá pra ver nada. Ele reclamou. Eu tive vontade de rir mais aguentei firme.
_        Vou fazer uma lanterna bem pequenininha pra você, tá bom?
_        Tá, vai.... É o jeito ! Fiz a lanterna abri uma janelinha e joguei lá dentro.
_        E aí deu para pegar ?
_        Deu vê se da próxima vez que for jogar alguma coisa joga com mais cuidado quase me arrancou a cabeça.
_        Você está muito bravo. Deu para ver alguma coisa? Está vendo a palavra porta ?
_        Não dá para ver quase nada, tudo aqui é muito apertado. De mais a mais, não sei ler...
 _       Vou fazer uma cartilha para você aprender, daqui de fora vou te explicando. Vamos vê se você para de enrolar e sai logo aí de dentro. Não sei do que você tem medo.
 Fiz coloquei pelo buraquinho e depois de três dias de treino, ele já sabia ler algumas coisas, mas reclamava muito.
 _       As letras são muito miudinhas.
_        Tá bom vou fazer um óculos para você. Levei um tempão para fazer uns óculos microscópicos para ele. E aí consegue ler ?
_        Melhorou ! Ele foi curto e grosso. Fo-me. Ele soletrou a primeira palavra.  Fui até a cozinha e peguei alguns doces e bolo para ele comer. Logo depois ele escreveu um bilhetinho, e mandou pelo buraquinho, precisei de uma lente aumento.
Em primeiro lugar, sou um bebê. Em segundo não tenho dentes... Em terceiro, os doces acabaram e ainda estou com fome ! Será que não tem um pudim de minhocas ou uma sopa de lesmas ?
 
Então fui no quintal peguei umas minhocas, fiz um creme e coloquei no buraquinho. Ele adorou. Dois dias depois voltei a perguntar.
 _       Como é, vai sair ou não vai?
_        Eu não ! ele respondeu. _   Tá tão bom aqui dentro. E depois, vai que eu saio e você me come, feito aquela história do Chapeuzinho Vermelho, que li num livro que você me deu.
_        Puxa você está com medo de mim e do mundo aqui fora ? Será que eu t      tenho cara de monstro ? Perguntei.
_        Não sei... Não dá para ver daqui de dentro ! Ele respondeu.
 Fiz então o meu retrato e coloquei no buraco. Enquanto ele via o meu retrato falei.
 _       De repente o monstro é você, vai saber!  Depois de alguns minutos ele jogou um papelzinho.
Esse sou eu. Tenho cara de monstro ? Fala, conta a verdade! Nem eu sei ! Não me achei em nunhum livro que você me deu. Assinado. O que tem dentro do ovo.
O pior é que nem eu sabia.  Corri para falar com a vovó.
_        Vovó, meu amigo tem Bico parecido com o de pato. Patas de dedos ligados por peles, como as de patos. Põe ovos como a pata, mas o filhote mama o leite da mamãe. O mais importante: não é pato.
 _       Ah, o seu amigo é um or-ni-tor-rin-co. Ela disse com todas as letras.
 _       Corri para contar ao meu amigo, ele estranhou um pouco um nome tão comprido. Ainda assim tive um trabalhão danado para convencer ele que o mundo aqui fora não era tão perigoso assim, que existiam amigos em quem ele podia confiar, que eu estaria do seu lado. Até que acabei convencendo meu amigo e ele quebrou o ovo e saiu. Decidimos que chamaríamos ele por outro nome, assim o chamamos INCO.
INCO achou o mundo aqui fora maravilhoso. Ele ficou tão feliz que agora decidiu ajudar todos as pessoas que sentem medo a descobrirem as coisas maravilhosas que a vida tras, assim ele resolveu escrever um livro. O livro conta a história de um monstro meio bonzinho.
 Advinhem o nome do livro ?
 O QUE TEM FORA DO OVO ?

 (chegou-nos sem menção de autoria ou fonte, se souber qual seja, por favor, nos informe a fim de que possamos dar os devidos créditos)

0 comentários:

Postar um comentário