Evolução Material e Espiritual




Objetivo:
Reconhecer que evoluir é progredir e que resulta do esforço de cada um.
Conteúdos Mínimos:
Evoluir é progredir; é mudar para melhorar.
Evolução é  a resultante do esforço e do trabalho. Ela pode ser material ou espiritual.
A evolução material é a que se observa no ambiente físico. Resulta  do estudo e do trabalho aplicados `a melhoria das condições de vida: saúde, educação, transportes, comunicações etc.
A evolução espiritual é aquela que se realiza no intimo das criaturas pelas mudanças de hábitos e atitudes e pela prática do bem.
O trabalho, em sua forma material ou espiritual, é a maior fonte de progresso. Com o nosso esforço podemos nos melhorar bem como melhorar o ambiente em que vivemos
Sugestão de Atividades:
Iniciar a aula com uma prece.
1.    A evangelizadora colocará na parede da sala uma folha de papel pardo para construir com as crianças um lindo painel.
2.    A evangelizadora escreverá no meio do papel com letras de forma a palavra “ Evolução”.
3.    Perguntar as crianças se elas sabem o significado dessa palavra.
4.    Após ouvir a todos em uma exposição dialogada. Comentar que  a evolução, pode ser material ou espiritual. Que há evolução material resulta do estudo, do trabalho, do esforço das pessoas e que através dos tempos se evidencia essa evolução.
5.    Propor as crianças construírem o painel que demonstrem a evolução material do mundo.
6.    Através de gravuras de revistas e jornais que a evangelizadora deverá trazer, representar a evolução do homem, das residências, vestuários, transportes, comunicações, etc...
7.    Após a construção do painel sobre a evolução material a evangelizadora falará sobre  a outra forma de evolução; a evolução espiritual.
8.    A evangelizadora através de uma exposição dialogada enfatizará aos evangelizados que a evolução espiritual é aquele que se realiza no íntimo de cada um através da mudança de hábitos e atitudes e pela prática do bem; e que essa evolução vai se dar através do esforço de cada um. Dizer às crianças que os esforços e as dificuldades são meios para progredirmos, assim como fizemos esforços para aprendermos a ler, para andar de bicicleta, etc...assim também deverá ser o esforço para melhorarmos nossas atividades.
9.    Para encerrar o encontro o evangelizador proporá a brincadeira da dança no jornal. Distribuir uma folha  de jornal para cada criança. Colocar uma música e pedir que dancem sem pisar fora da folha do jornal. Fazer pausas na música para que dobrem a folha sempre em duas, até ficar tão pequena que seja preciso dançar em um pé só. Comentar as dificuldades e o esforço necessário para continuar dançando. Relacionar com o conteúdo do encontro.
10. Encerrar com uma prece.
Técnica e Recursos Didáticos:
Técnica: Confecção de painel,exposição dialogada, brincadeira do jornal.
Didática::revistas,jornais,folha de papel pardo,folha de jornal, CD.
Avaliação
A avaliação será positiva se houver a participação do grupo, com entusiasmo e sem distrações. Receber respostas positivas as perguntas feitas durante a conversação.


by: FERGS

1 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Muito obrigado por compartilhar, consegui fazer uma adaptação deste tema muito proveitosa com minha turma.
Super abraço,
Rodrigo

Postar um comentário