APÓSTOLOS



INTRODUÇÃO:
- Indagar às crianças:
  * Quando você quer brincar em casa, na escola ou na rua, como escolhe seus amiguinhos?
- Deixar que falem a respeito, solicitando que esclareçam o motivo de suas escolhas.
- Dizer o seguinte:
* Quando vamos realizar algo, nos unimos a pessoas que pensam como nós.
    Assim aconteceu, na história que narraremos em seguida, quando Jesus escolheu os seus discípulos, ou seja, aqueles que seguiam as suas idéias.

DESENVOLVIMENTO:
1) Narrar a história.
2) Perguntar às crianças:
    - Qual era a preocupação de Ângelo?
    - Como vovô Carlindo ajudou o menino a resolver o problema?
    - Como eram os homens escolhidos por Jesus?
    - Por que Jesus escolheu homens que pensavam como Ele?

"A ESCOLHA DOS DISCÍPULOS"

        Uma espreguiçadeira forrada com alvo lençol e uma confortável almofada abrigavam o homem adormecido.
Sua cabecinha branca, seu rosto sereno, seus olhinhos cerrados pelo sono ... que coisa tão linda!
        Foi assim que o rapazola esguio, recém-entrado na adolescência , encontrou seu avô, repousando na varanda repleta de samambaias.  Emocionado, curvou-se e beijou-o docemente.
        - Ângelo, meu querido, já de volta?
        - Vovô Carlindo ... desculpe-me, não tinha intenção de acordá-lo.
        - Não se aborreça, filho. Na minha idade, o sono já não é tão profundo. Fica-se ronronando como os gatinhos ... O que o intriga desta vez?
        - Nada de tão grave, vovozinho ... apenas estou com um dilema:  como o senhor sabe, eu tenho uma infinidade de amigos que me são muito caros e estou achando difícil selecionar entre eles os que devam vir em minha casa, sair em minha companhia, enfim, fazer parte do meu cotidiano.
        - Ora, querido, vou contar-lhe como Jesus escolheu seus discípulos. Acho que isso vai ajudá-lo. E o velhinho começou:
        - Ele tinha bom senso; procurou escolher, dentre a multidão que o acompanhava por toda parte, os verdadeiramente entusiasmados pelas suas idéias, aqueles seguidores fiéis, que seriam capazes de conduzir os outros homens, tal como o pastor que sabe guiar as suas ovelhas pelos lugares mais seguros, onde elas ficariam abrigadas e felizes.
        Desse modo, Jesus começou a fazer convites. Passando pelo Mar da Galiléia, chamou os dois irmãos: Simão (que Ele chamou de Pedro) e André, que eram pescadores.
        Prosseguindo, encontrou outros dois irmãos: Tiago e João, que também foram convidados. E assim, Jesus continuou até convidar doze homens, que Ele sabiam seriam capazes de levar sua mensagem por todo o território da Judéia.
        Esses homens, seus discípulos, chamados, mais tarde, apóstolos, foram os seguintes: Simão Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Simão e Judas Iscariotes.
        Eram as pessoas certas; Jesus sabia que com eles a sua doutrina amorosa não seria perdida e ficaria sempre entre os homens.
        O vovô terminou aí. Ângelo comentou:
        - Essa história, vovô, mostra-me a seguinte verdade:  devo selecionar, para conviverem comigo, os amigos cujos hábitos de vida, desejos e sonhos mais se assemelhem com os meus.  Como o Mestre Jesus percebi que deverei escolhê-los, usando o mesmo critério de amor e justiça com que Ele escolheu os seus discípulos.
                                                                Rosenir Teixeira Pereira
        Extraída do Livro "O melhor é Viver em Família" volume 12

(Fonte: Enviada por Jacira ((Casa do Ceará ) - participante da sala Evangelize CVDEE)

0 comentários:

Postar um comentário