Nos Degraus da Evolução




O orgulho humano cavou um abismo intransponível entre o reino hominal e o reino animal.
A falta de estudo, de observação, de meditação, em uma palavra, a ignorância presunçosa permitiu o destaque do homem, classificando-o como um ser à parte da Criação.
A escala animal, situada num dos reinos da Natureza, não pode deixar de obedecer às irrevogáveis Leis de Deus, que se verificam em toda a Criação, desde o grão de areia soprado pelo vento dos desertos, ao mais fulgurante Sol que se agita e caminha com extraordinária velocidade nos desertos do Espaço, em demanda das grandes constelações, atraído pela força de gravitação.
Na Natureza tudo se encadeia, tudo se liga; é uma corrente infinita em que todas as coisas e todos os seres, presos pelos mesmos elos, tendem sempre para um estado melhor; tudo tem por alvo o Progresso, a Evolução para a Perfeição; só Deus, o Supremo Criador de todas as coisas, é a Perfeição infinita, a Luz Misteriosa e Eterna, a Fonte de Toda a Sabedoria e de Toda a Vida!
Não há santo, nem sábio, por maior que seja, que não esteja caminhando para estágios de maior perfeição; assim como não há ente animado, por mais insignificante que pareça, por mais microscópio que seja, que não esteja submetido à Lei da Evolução, decretada pelos desígnios divinos.
Tudo caminha pela grande estrada da Vida, rumo ao ápice da montanha, do progresso humano, realizado para exercitar passos de maior Ascenção pelos degraus da intémina escadaria da Espiritualidade, onde, em cada andar, todos recebem nova previsão de experiências para o prosseguimento da eterna viagem, na qual conquistam, cada vez,mais conhecimentos e, portanto, gozam de maior soma da felicidade que engrandece as suas individualidades.
Quanto mais alto se coloca o ser, mais amplos são os horizontes que descortina, mais penetrante é sua vista, mais lúcida a sua inteligencia, maior o seu amor, maior a sua liberdade! Em vez de diminuir, cresce; em vez de perder a individualidade, aumenta-a; sua razão ilumina-se e os generosos sentimentos que assinalam existência são forças de que ele se serve ao serviço do Bem e do Belo, para glorificação da imortalidade, de que se constitui paradigma!

fonte:Gênes da Alma - Caibar Schutel
by:http://escolinhaespirita.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário