Necessidade de equilíbrio



 FAIXA ETÁRIA: 11 - 12 anos


Objetivo: Compreender a necessidade de equilíbrio na razão e no sentimento.


Motivação:
Comentar sobre alguma ocorrência na natureza que mostre uma situação de desequilíbrio, quanto mais recente melhor. (Ex: seca na Bacia Amazônica)
Questionar sobre o significado da palavra equilíbrio e buscar seu significado no dicionário.



Desenvolvimento:
Dialogar sobre a necessidade de equilíbrio que a vida pede:
Na alimentação: A falta ou excesso de alimentação prejudica a saúde do corpo. No lazer: situações que mostrem a importância do lazer, porém, com equilíbrio de tempo entre as outras atividades que devem ser encaradas com responsabilidade.No afeto: amor demais ou amor de menos, gera desequilíbrios nas pessoas com quem nos relacionamos e a nós próprios.Na saúde: A necessidade de saúde física e mental, pois um desajuste em uma dessas partes, levará a outra ao desequilíbrio, tirando do Espírito encarnado a oportunidade de uma manifestação plena no campo material. Enfatizar a diferença do pensamento positivo e negativo como fator gerador de saúde um e de doença o outro. Dialogar sobre o que seja saúde mental.
Exercício de fixação:
Material: 1 cabide de camisa; barbante; dois pratinhos para bolo de papelão e balas.
Com a ajuda dos evangelizandos fazer 3 furos em cada prato com distâncias regulares entre si; passar em cada furo um pedaço de +/- 10cm amarrando uma ponta no prato, juntas as 3 pontas restantes e prender em um outro barbante de +/- 20cm amarrando-o um de cada lado do cabide, fazendo uma balança. Um evangelizando segura o cabide e dois outros vão colocando as balas, o evangelizador vai fazendo a comparação. Informar que um prato da balança representa os pensamentos positivos, a fé, a esperança e a paciência e o outro as enfermidades do corpo, se enchermos o prato de pensamentos positivos, de fé, esperança e paciência, essa atitude pode influenciar muito no restabelecimento da saúde. Essa fixação pode ser usada também para exemplificar a necessidade de equilíbrio na alimentação e no afeto também.
Avaliação:
Através de perguntas e/ou diálogos perceber se o objetivo foi alcançado.
Beatriz de Almeida Rezende

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