Mulher (Preconceito)



Objetivo:
Mostrar que menino e menina podem fazer atividades independente do sexo.Exemplos:
Menino: arrumar a própria cama, ajudar a mamãe a lavar a louça, etc.
Menina: soltar pipa, jogar futebol, etc. 
Incentivação inicial:

Teatro de varetas com personagens de uma família. Distribuir aleatoriamente ou virar o personagem e deixar escolher. (Colar um palito de sorvete em rostos que representem a família: pai, mãe, irmãos e outros, tantos quantos forem os evangelizandos). (anexo alguns exemplos)Desenvolvimento:
Cada evangelizando representará o papel do personagem que pegou. (O evangelizador não deve deixar escolher, porque, geralmente, os meninos não aceitam desempenhar papéis femininos).
Cada evangelizando, de posse de seu personagem, será incentivado a representar cenas familiares, através de diálogos.
Exemplo: Hora de almoçar (mamãe manda lavar as mãos...; papai manda falar mais baixo; comer de boca fechada; irmãos escolhendo a sobremesa, etc.).
Manter a conversação até a hora de lavar e guardar a louça.
Quem desempenhará este papel? Só a mulher? Por quê?
Deixar os evangelizandos se expressarem. Se ocorrer que algum menino chame o outro de "mulherzinha", o evangelizador deve interferir, mudar o foco do assunto e perguntar:
- Você gostaria que alguém te chamasse assim? Isto é preconceito (explicar o que é preconceito).
 Fixação:Todos sentam em círculo ou nos seus lugares e vão discutir sobre os direitos e deveres do homem e da mulher na sociedade.
Avaliação:
Trabalhar com teatro de vareta descontrai; colocar-se no lugar do outro é um desafio e aprendizado valioso para o Espírito imortal, que reencarnará como homem ou mulher em outras existências.
ANEXO MASCARAS
 

  







0 comentários:

Postar um comentário