Construções Espirituais

      Este joguinho, estou postando aqui bem simples, somente para dar aquele "empurrãozinho" na inspiração de cada um.
     O tema era Plano Espiritual e, na evangelização anterior foi Imortalidade da Alma, então, os temas se encadearam naturalmente.
     Meu objetivo era levar a criança a entender que, se somos espíritos imortais, nossa morada verdadeira é o plano espiritual, e são as nossas atitudes aqui que indicam como será a nossa vida lá. Se optarmos por atitudes positivas, construiremos uma boa morada, uma vida feliz, no plano espiritual.
     Para ilustrar, fizemos a brincadeira, onde as crianças iam, através de boas atitudes, construir a casa no plano espiritual. Eram crianças pequenas, de até 6 anos.
     Levei um cartaz escrito “As construções espirituais” com uma casa esboçada faltando as partes, para que as crianças achassem as peças e a montassem. As peças eram conseguidas através de uma brincadeira, da qual vou postar apenas 4 tarefas. Mas, na verdade, pode-se completar para fazer até os tijolinhos da casa (que aliás foi como eu fiz), ou seja, no cartaz tem apenas o esboço indicando onde cada peça será colada. E cada peça tem uma atividade interligada a ela, já que indica virtude. As atividades ou tarefas devem ser condizentes com a virtude que representa a peça. Veja o exemplo:

1) Para ganhar o alicerce, onde estava escrito: “Evangelho de Jesus”, as crianças tiveram que achar, dentro de uma caixa com vários objetos, as figuras dos livros de Allan Kardec.
2) Para ganhar a Disciplina, as crianças tinham que colocar na ordem correta os livros de Allan Kardec que tiraram de dentro da caixa.
3) Para ganhar a Caridade, as crianças tiveram que montar o quebra-cabeças grande que levei, com uma cena de gentileza.
4) Para ganhar o Perdão, as crianças tiveram que resolver o labirinto gigante que preparei (três folhas de papel craft) para reconciliar os dois irmãos que estão brigados.

     Entendeu a técnica?
     Pode ser adaptado a qualquer idade. Qualquer uma mesmo, pois já fiz com jovens, em um jogo estilo gincana, bem cooperativo e eles amaram. Para os menores, a casa que construímos era bem grande mesmo. Foi feita com papel cartão na época, para maior resistência, tudo colorido. E foi tijolo por tijolo. Vale lembrar que todas as peças terão a virtude correspondente escrita nelas com letras o maior possível. E isso vale mesmo para as crianças que ainda não sabem ler.
     Basta adaptar as tarefas  que dá muito certo. Como fazer isso? Imaginando cada uma de minhas crianças, o que gostam, o que sentirão, o que ajudará com que entendam os objetivos da evangelização...
    Ah, usei, como eu disse, para o tema Plano Espiritual. Mas pensa nessa brincadeira adaptada para o tema Família, ou Lar... Não seria legal?
by JANAINA FARIAS

2 comentários:

JANAINA FARIAS disse...

Cara Luciene, pode ficar bem a vontade quanto às técnicas do blog. Estão á sua disposição. Obrigada pela visita. Beijos!!!

Centelha Luminosa disse...

Bom dia Luciene !
Que blog mais bonito e rico é o teu!
Bom conteúdo, grande utilidade para os que militam na área da evangelização, enfim, já coloquei nos meus favoritos, e também estou indicando aos meus companheiros educadores espíritas.
Apenas uma sugestão: que tal trocar a palavra "jogo" por "vivência", inserida nas atividades? Creio queassim, fica mais condizente com a proposta espírita! Obrigada, amiga, gostei daqui e vou voltar sempre!
Abraços fraternos

Postar um comentário