Conceito de Prece


   1º momento: Arrumar um voluntário [pode ser integrante do grupo] e explicar-lhe a técnica que virá logo a seguir. É importante que ele saiba bem o que fazer. Será o "alienígena", portanto, deve entrar na sala com um pé sem tênis nem meia, e o outro com. Distribuirá o texto [em anexo] e sentará na cadeira do meio da sala, e os outros evangelizandos deverão auxiliá-lo a colocar tênis e meia, sem tocá-lo e seguindo as regras do texto [anexo]. Mas não deve obedecer senão as ordens totalmente objetivas e sem 'escapatória'. Por exemplo: se um evangelizando disser-lhe "-Ponha a meia no pé", ele deve colocar a meia em cima do pé. Se disserem-lhe: "Coloque os dedos dentro do buraco da meia", ele deve colocar os dedos das mãos, e não as dos pés.Se o participante disser “ponha o cordão no buraco do tênis”, deve colocar no 'buraco' onde se põe o pé, e não onde se põe o cordão. E assim por adiante. 

   2º momento: Prece. 
   3º momento: Explicar a dinâmica aos evangelizandos, sem dizer que o alienígena não irá obedecer-lhes corretamente. 
   4º momento: Entrada do alienígena e distribuição dos textos [anexo]. Devemos ler juntos e frizar as regras. Após isso, começamos a dinâmica. 
   5º momento: Dinâmica. 
   6º momento:Apresentar o tema "Conceito de prece" e pedir que façam ligações com a dinâmica. Depois, explicar que somos como o alienígena: pedimos auxílio a Deus/Espíritos/etc [como o alienígena fez pelo texto], e quando somos auxiliados, muitas vezes não compreendemos esse auxílio, muitas vezes até fazemos as coisas erradas, que não ajudam em nada para que sejamos ajudados. Enfim, uma hora com merecimento conseguimos receber o auxílio pedido. [o alienígena coloca o tênis]. A prece é uma forma de, através do pensamento, nos comunicarmos com o Criador. 
   7º momento: leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 27. "Eficácia da prece" e "Ação da prece: Transmissão do Pensamento" [em seus 6 primeiros parágrafos]. É preferível que cada um leia um parágrafo e logo após comentemos o que entendemos dele. Se demorarmos a comentar, é mais fácil esquecer. Relembrar que no ato da prece, podemos louvar, pedir e agradecer. Debate: Como vocês se comunicam com Deus? As preces com gestos/rituais são válidas? Deus ouve todas as nossas preces? Como? 
   8º momento: Divisão da turma em grupos, e explicar a cada grupo que devem "interpretar" uma prece sem usar a palavra falada ou escrita. Pode ser por fantoches, gestos, desenhos, etc. 
   9° momento: Apresentação. 
   10º momento: Pedir que os evangelizandos expliquem o que ocorreu no grupo alheio, e explicar como isso se encaixa na aula de hoje. [Normalmente nas interpretações, eles usaram tipos de prece]. Debate: O veículo do pensamento é o fluído universal, como vimos no E.S.E. Essa transmissão pode se dar tanto de encarnado para desencarnado quanto de desencarnado para encarnado? Quais os tipos de prece mais comuns? O simples ato de pensar em Deus é uma prece? Existe diferença entre prece e oração? 

Anexo: 
Texto:

O alienígena de tênis 
A pessoa que acabou de lhe entregar esse papel é um alienígena. Antes de chegar, colocaram tênis e meias nos seus dois pés. Mas, por ser muito curioso, o alienígena tirou um tênis e uma meia e não sabe colocá-los de volta.
Sendo um terráqueo muito gentil como é, você quer ajudar o alienígena a colocar a meia e amarrar o tênis. Sua tarefa é dar instruções explícitas a ele.
O alienígena recebeu um curso relâmpago de português antes de chegar, mas não fala nada! O alienígena não é capaz de imitá-lo, assim, não adianta demonstrar com seu próprio sapato e meia. Além disso, ele foi desenvolvido de tal maneira que só consegue ouvir uma pessoa de cada vez. Por favor, façam um revezamento para dar as instruções.
Ah... só mais um aviso: não toquem no alienígena. Se fizerem isso... Bem, não garanto nada. A última pessoa que tocou nele, evaporou imediatamente... 




by: Liz

0 comentários:

Postar um comentário