Sonhos pessoais- jovem


Emoticons Alegres Gratis

OBJETIVO: Falar sobre os desejos para o futuro e provocar uma reflexão afim de que nossos sonhos sejam repensados e redefinidos tendo em vista nosso objetivo maior, a felicidade.

IDADE: 11 a 16 anos

MATERIAL: papel e lápis para cada alunos.

DINÂMICA:


1º momento:
Iniciar a conversa falando sobre nossos sonhos pessoais. Perguntar para os alunos quais são seus sonhos?
Nota: Quando realizamos esta aula, os alunos responderam: Ser o melhor jogador de futebol do mundo e conhecer os Back Street Boys
Começar a perguntar sobre a questão da possibilidade de realização do sonho. É possível que o fulano seja o melhor jogador do mundo? É impossível? Discutir..
Todo sonho é possível de ser realizado. Não podemos garantir que iremos conseguir, mas também não podemos dizer que é impossível. O trabalhador Lula tinha um sonho de ser presidente. Se ele contasse para alguém na época, ninguém iria acreditar, mas o sonho foi realizado.
Falar um pouco sobre a utilidade. Será que conhecer os Back Street Boys vai mudar alguma coisa na minha vida. Vai me ajudar a evoluir de alguma forma? Após realizar este sonho eu vou ter meu conhecimento aumentado, ou ou ter melhorado em alguma coisa ou ele só ai realizar meu desejo?
Atenção: Não podemos desmerecer o sonho de ninguém, só estamos provocando uma reflexão. Não é por que o sonho não vai fazer muita diferença na minha vida que eu não vou procurar realizá-lo. Só temos que sempre ter em mente a real utilidade do sonho!
Quais são as qualidades que a pessoa precisa ter para realizar o sonho. O Ronalidinho Gaúcho foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo por alguns anos consecutivos. Garanto que existem outros 200 jogadores que têm este mesmo sonho, mas só o Ronaldinho que conseguiu realizá-lo? Entre outras coisas quais são as qualidades que ele tem que possibilitou chegar onde ele queria? O estudo foi importante?
Pepê e Neném tiveram suas carreiras destruídas pelo empresário por que não sabiam ler e escrever…
Pode-se falar sobre os tipos de sonhos. Citei que entre os meus sonhos estão o de ter uma empresa e ser mais paciente, ou seja, os sonhos podem estar relacionados a características que queremos ter no futuro. Enfim, podem estar relacionado com o “ter” e com o “ser”.

2º momento:
Depois que todos já exercitaram a mente sobre o tema, dar um papel e um lápis pra cada um. Pedir para que eles escrevam o nome e se tiverem vergonha, fazerem uma marcação na página de modo que consigam identificar depois que aquele papel era o deles. O ideal é que os alunos possam estar em roda.
Cada aluno irá escrever um sonho que tem na folha de papel. Exemplos: ganhar um celular, ser mais calmo, ser um médico. Quando todos terminarem, pedir para que eles passem o papel para o colega da direita.
O colega irá escrever uma sugestão de algo que deve ser feito para que se consiga realizar o sonho.
Quando todos acabarem pedir para passarem novamente para o colega da direita.
Cada um deverá então escrever uma qualidade necessária para se alcançar o sonho. Após terminado passar para o colega ao lado.
Obs: É importante ir falando o que vão escrever conforme os papéis vão sendo passados. Adiantar tudo que eles vão escrever só cria confusão.
Numa próxima rodada o colega seguinte vai escrever um defeito que a pessoa não pode ter para conseguir realizar o sonho. Finalizado, passar para o colega do lado direito.
Cada um escreverá agora alguma coisa que o dono do sonho terá que estudar para realizá-lo. Quando todos acabarem passar novamente para o colega da direita.
Por fim, cada um escreverá sua opinião pessoal sobre a utilidade e a dificuldade deste sonho.
Terminado, todos se levantam para procurar seus papéis de origem. Cada um irá ler o que os colegas escreveram para ver se está de acordo com sua opinião pessoal e poder refletir sobre as diferenças.
É importante ratificar que o que está escrito é uma opinião dos colegas e não precisa ser levada como verdade absoluta. Utilizar as sugestões e opiniões do colega como material para reflexão.

2º momento – concluir:
Falar sobre a necessidade de lutarmos pelo que sonhamos e de ir em frente com garra. O sonho é o primeiro passo, mas ele não é nada sem a nossa pró-atividade em direção a realizá-lo. Temos que ter força de vontade e acreditar que somos capazes de realizar nossos sonhos, é só uma questão de tempo ou encarnações.
Mas o mais importante não é sairmos em busca de realizar todos os nossos sonhos de qualquer maneira. Antes disso precisamos pensar bem se é um sonho que vale a pena investir.
Todos nós temos um sonho em comum. Vocês sabem qual é? Todas as pessoas têm um mesmo sonho que está acima de qualquer sonho aqui comentado. Este sonho é a felicidade.
A felicidade é um sonho difícil de se realizar, vai demorar tempo, mas é o único que temos a absoluta certeza que conseguiremos atingir. Na verdade todos os outros sonhos que criamos têm, no fundo, o objetivo de chegar a felicidade. Muitos deles fogem completamente, mas é por simples ignorância nossa. Mas não tem problema, por que o máximo que pode acontecer é percebermos que não era bem esse sonho que você deveria ter corrido atrás.
Por isso, entre investir ou não, com medo de não ser o certo, o melhor é sempre investir. Você sempre estará ganhando.
Para encerrar, vamos repensar nossos sonhos e tentar descobrir se quando os alcançarmos, iremos estar mais perto da felicidade. Caso a resposta seja sim, mãos a massa e bom trabalho!

0 comentários:

Postar um comentário