RELIGIÕES


     Objetivo: A criança deverá entender que na religião encontramos uma preciosa oportunidade para aquisição de recursos que vão facilitar o nosso progresso moral e espiritual.
 1.            Canções para acalmar.
2.            Prece inicial: pediremos a colaboração dos pequenos.
3.            Desenvolvimento – Discussão, exposição questionando os evangelizandos quanto ao referido tema.
           Deus nos deu a oportunidade de renascer ou reencarnar como uma nova chance de corrigir nossos erros do passado (de outras vidas) e aprender coisas novas.Mas durante a vida várias dificuldades vão surgindo e o nosso espírito vai ficando cansado, sem energias...
Deus já sabia que isso aconteceria conosco e é por isso que existem as religiões.
RELIGIÃO significa RELIGAR, ou seja, é um meio de nos ligarmos a Deus para abastecer nosso espírito de energias novas e nos ensinar o caminho que devemos seguir, pois muitas vezes erramos e nos sentimos perdidos na vida. Ela nos permite também estar sempre em contato com nosso Pai Eterno e Jesus Mestre. Esse contato é através da prece, o canal pelo qual nos comunicamos com Ele.
·                     O homem criou várias religiões. Quais as religiões que vocês conhecem?
·                     Para nos ensinar o caminho, Deus nos deu também um GUIA: Quem é este guia?
·                     E A NOSSA RELIGIÃO? QUAL É?
·                     O que já sabem sobre o Espiritismo?(Deixar as crianças falarem livremente, esclarecendo no que for necessário).
·                     O que é o Espiritismo?
O Espiritismo é, ao mesmo tempo, ciência, filosofia e religião.

 - Como ciência, estuda os fenômenos mediúnicos e as relações que se podem estabelecer com os espíritos. Ensina que: "A fé sólida é aquela que pode encarar a razão face a face".
 - Como filosofia, ensina noções mais aprofundadas a respeito de Deus, do universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Ensina, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo de nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
Resume todos esses pontos na frase: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei."
 - Como religião, compreende as consequências morais decorrentes de tais ensinamentos, objetivando o "reencontro" do homem com Deus. Estabelece, como princípio maior da releigião, que "Fora da Caridade não há salvação".

   As cinco obras principais da doutrina espírita foi ditada por diversos espíritos e organizado por Allan Kardec em livros, que fez perguntas e organizou as respostas, são elas:
 ·                     O Livro dos Espíritos
 ·                     O Evangelho Segundo o Espiritismo
 ·                     O Livro dos Médiuns
 ·                     A Gênese
 ·                     O Céu e o Inferno

          Doutrina Espírita não possui rituais, batismo, eucaristia, cerimônias religiosas de casamento, imagens, velas, procissões ou promessas a santos, (não existem trocas espirituais). A comunicação com Deus acontece através da prece.
Na Doutrina Espírita não há batismo, nem no Centro Espírita, nem fora dele, pois cristão é aquele que segue os ensinamentos do Cristo pela sua fé transformada em atitudes no Bem. Deus não faz diferença entre os batizados e os não-batizados, entre espíritas, católicos, protestantes, budistas, crentes, etc. No lugar da Catequese (na religião católica, por exemplo), na Doutrina Espírita acontece a Evangelização Infantil. Não há primeira eucaristia, formatura, nem crisma. O espírita continua estudando, participando dos Grupos de jovens e posteriormente dos grupos de Estudo Sistematizados da Doutrina Espírita (ESDE). O estudo é para toda vida.

    Qual é o objetivo do Espiritismo? Tornar os seres humanos pessoas 
melhores, mais evoluídas espiritualmente, através do estudo e da prática do Bem.

4 . Contar a història: “Respeito às religiões” (ANEXO)
 

ANEXOS:

Respeito as Religiões
Tia, quem é espírita é “macumbeiro”?
- O que você acha, Guilherme? Tia Paula devolveu a pergunta, enquanto fechava o livro que estava lendo.
- Eu acho que não... Mas outro dia a Sara ficou “tirando uma da minha cara” porque eu sou espírita. Não sabia o que dizer...

- Os espíritas não fazem “trabalhos espirituais”. As Sociedades Espíritas são lugares de oração e estudo da Doutrina Espírita. Alguma vez, no Centro Espírita, você viu ou ouviu algo que pudesse levar você a pensar como a sua colega Sara?
- Não, muito pelo contrário. - respondeu Guilherme. Nas palestras as pessoas falam sobre Jesus, amor e caridade. Tem o passe, que auxilia as pessoas... Outro dia explicaram, na Evangelização, como os mortos se comunicam com os vivos, tinha um nome complicado...

- Mediunidade, médiuns - completou a tia, enquanto o garoto sorria concordando. Nas reuniões mediúnicas os desencarnados se comunicam com os vivos em busca de auxílio e também para orientar e incentivar as pessoas a seguirem no bem.


O garoto ouvia atento. A tia continuou:
- Os espíritas seguem os ensinamentos de Jesus, se esforçando para praticar o bem e serem pessoas melhores. Além disso, muitas pessoas ainda não aprenderam algo que a Doutrina Espírita considera muito importante: o respeito e a tolerância pelas outras religiões.
- Entendi, tia. Da próxima vez que alguém pegar no meu pé porque sou espírita vou perguntar se ele conhece o Espiritismo e vou falar sobre as coisas boas que aprendi no Grupo Espírita.
- Mas dê o exemplo, respeitando a religião da pessoa com quem você fala.
- Legal, tia. Valeu a força!
Tia Paula sorriu e pegou novamente o livro que estava lendo. Ela mesma, como muitos outros espíritas, já passou por situação semelhante a que o garoto contou. Mas ela sabe que, aos poucos, a humanidade evoluirá, aprendendo, como Guilherme, que o amor e caridade pregados por Jesus incluem o respeito às crenças do próximo.
De autoria: Cláudia Schmidt
Ilustração: Simone Anastácio



0 comentários:

Postar um comentário