Psicologia aplicada a educação espírita


1) O que é a psicologia aplicada à educação espírita? 

R. É a capacidade de entender as pessoas e  suas relações . Jesus, tinha essa capacidade de ouvir cada um dos que lhe procuravam , e de aplicar a sua sabedoria com paciencia e amor, desse modo se fazia entender porque conhecia as pessoas e seus problemas mais profundamente, não criticava , não negava, ouvia com ouvidos de ouvir.
                              Acho que seria dessa forma que poderiamos aplicar a educação espírita,
                             Ouvir, conhecer , oferecer amor incondicionalmente, porém sem interferir no   livre árbitrio.
 
"Quem tem ouvidos , Ouça" - Matheus 11:15 
 
 2) É necessário que a psicologia seja utilizada na Evangelização Espírita infanto-juvenil? por que separa que?
 
R. sim, o jovem e a criança tem que expressar seus sentimentos , e sentir-se seguros para expô-los, cabe ao evangelizador estar disposto a ouvir, auxiliar o entendimento e proporcionar o auto-conhecimento. Isso seria uma forma de psicologia orientada a luz da doutrina. O que chamamos de atendimento fraternal .
 
3) É importante ter conhecimentos de psicologia para o trabalho junto as crianças e aos jovens?

É importante ter noções de psicologia, mas a maior psicologia que se pode aplicar caso não se tenha essas noções é : "Amai-vos uns aos outros, como eu        vos amei" , esse é um grande principio que deve praticar qualquer psicologo ou simpatizante de psicologia aplicada, utilizando com convicção  esse principio, certamente estaremos preparados para orientar quem quer que seja.
 
 
4)Em que circunstâncias isso pode ser importante no planejamento das aulas e no trabalho prático desenvolvido com as crianças e os jovens?
 
Em todas as circunstancias a nossa "individualidade" é muito presente, é nela que  vamos desenvolver o conhecimento da causa, por isso temos que realmente nos conhecer em profundidade, ter convicção daquilo que estamos responsáveis em transmitir, pois sempre o que prevalecerá são as nossas "verdades". No planejamento das aulas mesmo que apliquemos conceitos baseados em livros, teorias,conceitos, se nós não tivermos a certeza desses conceitos, isso transparecerá
 
Ex. Se estamos tristes não adianta esforços para demonstrar alegria .
 
"A sabedoria é demonstrada pelas suas ações " Matheus : 11:19
 
 
5) Não sendo psicólogos (ou pedagogos), de que maneira podemos procurar recursos  ou adquirir conhecimentos para atuar na evangelização infantil? Ou eles não são necessários?
        Aguardando a participação de vcs ;-)
 O melhor de todos os recursos  ? Eu diria que o The Best - se chama    Evangelho Segundo o Espiritismo, mas temos muitos outros que podem nos ajudar muito.
Os recursos são imprescindíveis, não somente necessários, o conhecimento é tudo para um educador , que deve estar aberto a todo o entendimento, principalmente do seu próprio "eu" . Tem que haver o prazer na tarefa de evangelizar, fazê-lo por amor , sem esperar recompensas, buscar o "outro, ouvir com ouvidos de ouvir  . (isso é psicologia aplicada)
 
Aí sim estaremos prontinhos para aplicar a  máxima do Grande Psicologo da Terra.
 
"Ama o teu próximo, como a tí mesmo " - Matheus 22:39
 
Paty Bolonha -2006

Quando abraçamos a tarefa de "Evangelizar" antes de qualquer atitude temos que estar conscientes de que também somos "aprendizes" uns dos outros . Ninguém deve pensar em méritos ou recompensas, mas abraçar a tarefa com o "amor pleno e fraternal" que a doutrina nos aconselha.
Os irmãos de ideal devem transpor as barreiras dos sentimentos como ciúmes, invejas, disputas de poder e atenção.
"Somos todos um só coração, unidos por vibrações eletromagnéticas que nos fazem irmãos de verdade a trilhar os caminhos que levam ao Pai, através de incontáveis e maravilhosas moradas na sucessão das experiências reencarnatórias tão necessárias para a ascensão rumo aos planos excelsos onde as almas dos redimidos habitam em clima de concórdia, ou seja de União e Paz." 
Assim seja !
Que os evangelizadores sejam os jardineiros de amor a cuidar de suas sementes de luz, e por isso embuidos de tão enobrecedora tarefa saibam cuidar de seu próprio burilamento , colocando em primeiro lugar o "amor ao próximo". 

BY:Paty Bolonha  

0 comentários:

Postar um comentário