Maturidade


Esta aula tem por objetivo ajudar às crianças a compreenderem que conhecimento e maturidade levam tempo. A cada nova fase de nossas vidas um mesmo ensino tem interpretações diferentes, de acordo com a idade e o conhecimento acumulados.

Como diz Fénelon, a Lei dos Mundos é a Lei do Progresso. O tempo passa e evoluímos e, desta forma, compreendemos melhor àquilo que antes não tínhamos capacidade ou maturidade para entender.

Vamos observar um menino e seu crescimento físico e como seu conhecimento e sua maturidade o acompanham. Como a minha turma é de 11 anos, estipulei esta idade limite.

São exemplos simples, mas capazes de demonstrar a cada criança como conseguimos discernir melhor à medida que entendemos mais as coisas.

Ao marcar sim ou não, iremos vendo que, de acordo com a idade, a ação é aceitável ou não.





Matar alguém ou mesmo um animal, por menor que seja, como uma formiga ou uma minhoca, é uma ação de não para qualquer idade. Estaremos formando nossos jovens do futuro e eles precisam compreender que todo e qualquer ser vivo tem a sua função na harmonia do Universo.

Cuspir a comida ou babar é aceitável para uma criança de 6 meses e 1 ano. A partir de 4 anos, a criança já tem entendimento para saber que é errado.

Da mesma forma que os conhecimentos básicos vão se aprimorando com a nossa maturidade, o Homem, a partir da História, também teve o seu processo de crescimento. Muitas coisas que não tínhamos a capacidade de compreender, hoje fazemos uma nova interpretação e, com isso, reavaliamos conceitos e convicções.

Assim se deu com a nossa compreensão sobre Deus e sua Criação. Precisamos de tempo para compreender certos conceitos e, ao longo da história, fomos passo a passo, sendo instruídos.

Em determinado momento, um faraó egípcio nos lembrou do Deus único. Não tínhamos muito conhecimento, só sabíamos explicar os fenômenos da natureza como causa divina, então rejeitamos esta idéia. Em seguida, chegou o povo hebreu, e a idéia de um Deus espiritual. Com seus profetas, trouxeram a palavra direta de Deus, nos preparando para diversas mudanças que viriam logo, logo. Bem depois, Moisés chega para dar firmeza e dizer um grande NÃO para diversas questões que ainda lidávamos como crianças. Ainda muito despreparados, conhecemos Jesus e seu amor. Pensávamos que amor era um sentimento feminino, sinal de fraqueza e o desprezamos. Uns poucos perceberam a importância da vinda de Jesus e se permitiram arar sua terra e germinar sementes que deram frutos. Recentemente, com uma mente mais preparada e uma melhor disposição de aprender, surge uma Doutrina que traz respostas às nossas dúvidas e explica o que achávamos serem milagres ou bruxaria.


Mais amadurecidos, compreendemos melhor ensinos que há muito tempo estamos escutando. Deus, a morte, o que somos e o que viemos fazer aqui, entre tantas outras coisas, cresceram em compreensão, não nos causando mais dúvidas, medo e ansiedades.

A frase de Jesus: "Não vim destruir a Lei" é a afirmação disto. Jesus e sua doutrina são a confirmação de tudo que conhecíamos. Sempre a mesma revelação, ajustada sucessivamente às condições humanas, oferecendo meios de nos educar e reparar faltas pela ampliação do conhecimento.

by: GLAUCIA DE BARROS

0 comentários:

Postar um comentário