A CRIANÇA NECESSITA DE LIMITES


DEFINIÇÃO DE LIMITES

Desde pequeno, o ser humano pode ser treinado para:
· Estabelecer metas realistas – “andar até a mamãe, bater palminhas...”
· Cumprir prazos – no aprendizado da higiene pessoal por exemplo: “lave as mãos antes de almoçar, escove os dentes logo após comer...”
· Planejar- utilizando jogos e brincadeiras, aprende-se a estabelecer estratégias, lidar com o sucesso e o insucesso, adquirir disciplina. Daí a perda de espaço físico e a perda do hábito dos divertimentos em grupo prejudicar seriamente a capacidade do indivíduo conhecer suas possibilidades e seus limites. Nem tudo o corpo pode fazer.

A música e a brincadeira disciplinam de forma lúdica, aprende-se a preservar e a respeitar as regras de forma agradável, e mais, aprende-se a gostar das regras, e a compreender que regras são úteis.

Ter sucesso é um hábito que se aprende como qualquer outro hábito. O indivíduo aprende a acreditar no sucesso quando tem noção da continuidade do tempo, sente prazer em SER e compreende que o sucesso ocorre em etapas progressivas e com atualização constante.

Quanto à questão dos limites, é necessário frisar que limites são conseqüência de uma atitude faliliar: o que se espera de um filho, que valores passamos a ele através do exemplo e que critérios utilizamos em cada situação. Os limites são necessariamente elásticos, pois à medida que cresce a criança precisa ganhar autonomia para sentir-se competente.

Impor limites através de uma linguagem positiva, frisando-se qual o comportamento que se deseja. Pó exemplo: “entre em casa antes das dez da noite” é completamente diferente de “Ë proibido ficar na rua depois das dez da noite”. No primeiro caso sugeriu-se um comportamento a seguir, no segundo sugeriu-se um comportamento contra o qual revoltar-se. As proibições são antipáticas e devem ser limitadas ao que chamo de tolerância zero: risco de vida – mexer com fogo, brincar com bombas, equilibrar-se na janela, beber, usar drogas. Para tolerância zero não se permite argumentação, é proibido porque a regra da casa é esta e ponto final.

O uso de uma linguagem negativa promove o comportamento para o qual se chama a atenção, além de criar um ambiente repressivo gerando sofrimento desnecessário. Que alegria pode sentir uma criança que ouve o dia inteiro não, não e não? Acaba convencida de que tudo que é gostoso é proibido, e poderá acabar sendo atraída por coisas danosas ou perigosas como reação ao autoritarismo dos pais.


A CRIANÇA NECESSITA DE LIMITES.
O ADULTO, DE LIBERDADE.
O ADOLESCENTE PRECISA DO RITO DE PASSAGEM.



Com carinho
Mamy

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