Corpo e emoção


OBJETIVO GERAL: Perceber como as emoções e sentimentos provocam alterações no corpo; compreender seus efeitos sobre a saúde integral do Ser.
Material: desenho uma para cada participante (anexo); giz de cera nas cores pedidas na folha; 2 copos transparentes, um com água limpa e outro com água suja; música suave.
Como aplicar:
  • 1. Colocar a música e pedir que os participantes fechem os olhos, pondo-se confortáveis (deitados ou sentados).
Chame a atenção para a respiração, para que se torne mais lenta e profunda. Quando viemos morar na Terra, ganhamos um corpo. Às vezes, nos esquecemos dele, mas é muito importante para nós. Com ele brincamos, falamos, abraçamos. Nele sentimos muitas coisas. As emoções e sentimentos são sentidas no corpo. Você já percebeu que algo acontece no seu corpo, quando você fica nervoso? Onde, no seu corpo, você sente o nervosismo? (Dê um tempo para auto-observação)E a felicidade... quando está feliz, onde ela aparece no seu corpo? Continue falando de todos os sentimentos e emoções presentes na folha de atividade.
  • 2. Agora é hora de pintar, na figura, os lugares são experimentados cada sentimento e emoção. Como é uma atividade individual, as conversas devem ser limitadas. Isto pode levar até 15 minutos.
  • 3. Pergunte se alguém quer falar de sua experiência ou de seu desenho.
  • 4. Sentimentos e emoções são nossas fontes de saúde e doença. Usando os dois copos de água como demonstrações, desenvolva uma reflexão baseada no texto de Cynthia, principalmente, neste trecho:
"A cura, a saúde do Espírito, está toda, toda, toda, no sentimento [que temos].
"Então, a fonte do sentimento é a fonte da saúde. E quando nós melhoramos nosso sentimento, melhoramos nossa saúde.
"Quando nós contaminamos a fonte do sentimento, sendo desta fonte que nós nos alimentamos, então, nós adoecemos.
"Quando nós conseguirmos purificar a fonte do sentimento, nós encontraremos a verdadeira cura. A cura definitiva. Mas nós estamos sempre deixando esta fonte se turvar, esta água escurecer, por descuido, por questões de menoridade evolutiva, ainda. Nós deixamos a raiva, o ódio, o ressentimento, a mágoa, turvarem a nossa fonte. E aí, nós bebemos desta fonte...
"A sua situação é a seguinte: é como se você pudesse escolher entre a fonte da água pura e a fonte da água contaminada.
"O que acontece com as pessoas que bebem água contaminada? Adoecem. E a fonte turva de sentimentos é onde se originam nossas doenças.
O preço da saúde espiritual, portanto, é a conquista e a manutenção constante de melhores sentimentos.
ANEXO:

0 comentários:

Postar um comentário