Algumas sugestões de dinâmicas para crianças...


Pode ser usada para vários temas:
- corpo humano em tamanho natural - uma pessoa deita em um papel onde ela caiba de corpo todo e outra a desenha (tipo kraft ou outro) (ela pode escolher a posição), depois a pessoa pinta seu próprio desenho com guache, pastel oleoso ou giz de cera e/ou faz colagem com papéis coloridos ou tecido. Depois, você faz uma roda e propõe que cada um fale de seu desenho e emenda fazendo perguntas que levem a pessoa a pensar sobre si mesma (que é o objetivo), por exemplo, qual foi o dia mais triste dela e o mais alegre, qual sonho ela tem, o que ela considera seus defeitos e suas qualidades, o que mudaria em si mesmo ou em sua vida, se pudesse etc. Mas dê um jeito de terminar com uma mensagem positiva.

 pintura com mãos e/ou pés - cada um pinta as próprias mãos (e/ou pés) com guache, usando um pincel, um rolinho ou as próprios dedos. Pode fazer vários, de cores diferentes, ou misturar cores e carimba em cartolinas fornecidas por você. Podem ser vários carimbos e na hora da roda você pede para a pessoa escolher qual ela quiser e depois você faz como no exemplo acima, faz perguntas que levem à reflexão, exemplo: como são estas mãos, o que elas fazem de bom, o que elas querem fazer ainda, como a pessoa se sente com elas etc.

caminho dos pés - esta atividade contempla o individual e o coletivo. Pedir para as pessoas fazerem seus pés, como no exemplo acima, ou contorna com canetinhas e desenha o que quiser dentro ou faz colagem, estes pés são recortados e colados com fita crepe pelo chão, pelas paredes e pelo teto, como se estivesse indo de um lugar para outro, por exemplo, o início pode ser a palavra EU e a chegada pode ser a palavra AUTO CONHECIMENTO. Também faz a roda e cada um mostra qual é sua pegada e você propõe as perguntas, exemplos: você sabe de onde veio, para onde está indo, o que quer da vida, do centro, da profissão, dos estudos, para onde gostaria de ir etc.

auto-retrato - a pessoa se olha no espelho e se desenha em um papel e depois pinta; ou, a pessoa traz uma foto de casa e se desenha olhando na foto e depois pinta; ou faz no próprio espelho, a casa fornece ou a pessoa leva um espelho com moldura (no 1,99 tem) e se desenha no espelho com caneta de retroprojetor (fechando um dos olhos, fica mais fácil fazer o contorno do rosto). Para pintar: caneta de retroprojetor, cola colorida, tinta acrílica, tinta esmalte vitral ou verniz vitral (estas duas são tóxicas, então pode não ser bom para crianças e jovens). Para a cola colorida colocar o espelho na horizontal para não escorrer. A moldura também pode ser pintada (tinta plástica ou acrílica). E depois faz a roda novamente onde cada um fala de seu trabalho e você sugere perguntas se houver necessidade. Obs: no papel dá para fazer vários auto-retratos, caso a pessoa não goste do primeiro.

Você pode começar a atividade com alguma atividade física, um pequeno alongamento por exemplo, depois pede para cada um prestar atenção na própria respiração e depois faz a prece (se for fazer, é claro). Depois, você coloca a música Caçador de mim, do Milton Nascimento, pede para ouvirem em silêncio e depois você propõe a atividade. No final, a roda, depois da roda, abraços e por fim a prece de agradecimento.
Se escolher trabalhar com as pinturas lembre-se de forrar com jornal, de levar bastante pano velho para limpar as mãos e copos com água para os pincéis e precisa ter uma torneira por perto para as pessoas poderem se limpar.
Lembre-se também de tirar foto de tudo e de levar mais de uma atividade porque jovens podem não querer fazer o corpo todo (as crianças adoram e acredito que adultos também gostarão), mas podem gostar do auto-retrato e da pintura nas mãos e pés.
Acho que ficará muito legal e bonito. Você pode encerrar a roda falando da importância do auto-conhecimento.
Observe que são atividades em que eles levarão algo para casa (o próprio trabalho) e isso costuma ser muito positivo e produzir uma boa impressão nas pessoas.


recebi da Claudia Rocha Azevedo

0 comentários:

Postar um comentário