Você acha que um asssasino deve morrer?- 11 a 15 anos


OBJETIVO: Demonstrar que a pena de morte é falha do ponto de vista do espiritismo.

IDADE: Alunos de 11 a 15 anos.
MATERIAL: Uma folha e um lápis para cada grupo (5 grupos)
JUSTIFICATIVA:
Neste final de semana eu levei uma aula pronta para a turma mas acabei não dando pois a aula se transformou nesta que contarei aqui. Enquanto esperávamos o AP que toca o violão para cantarmos no início das aulas, eu perguntei pra turma sobre a semana, o que eles contavam de novo. Faço isso com freqüência. Ninguém contou nada e eu perguntei sobre uma notícia que tenha chamado a atenção. Uma aluna citou o caso Isabella. Logo depois um aluno falou baixinho: “Tem que cortar a cabeça do pai”. Foi quando percebi que precisava mudar o curso da aula e abordar este tema.
DINÂMICA:
Faça a pergunta para a turma toda: “Um assassino deve morrer?” (A aula falará da pena de morte e principalmente da opinião tola que temos de que um assassino tem que morrer.)
Para facilitar a linha de raciocínio, cite um caso da atualidade que eles estejam acompanhando. (não seja ingênuo, infelizmente as crianças acompanham isso hoje em dia).
Alguns alunos responderão a pergunta dizendo que sim, o assassino merece morrer e outros que não, não devemos punir com a morte.
Separe os alunos em grupos com afinidade na resposta. Se possível, dois grupos que acham que sim para o lado direito da turma e dois grupos que acham que não para o lado esquerdo.
Diga que eles participarão de um debate. Peça para que conversem entre si para um entender por que o outro também tem a mesma opinião e para que eles elaborem três perguntas para o grupo que tem opinião diferente.
Será necessário ajudá-los nas perguntas e não tem jeito,você terá que ajudar com perguntas para os que escolheram sim, um assassino deve morrer, afinal foi a escolha deles.
Abaixo vão algumas sugestões:
Perguntas para o grupo que respondeu sim fazer para o grupo que respondeu não. Estas perguntas tem argumentação fraca que serão “quebradas” no final da aula.
1) Se você fosse a mãe da filha asassinada, não iria querer que o assassino morresse também?
2) Você não acha que a justiça tem que ser feita?
3) Você não acha que ele merece morrer por ter matado uma pessoa inocente?
Perguntas para o grupo que respondeu não fazer para o grupo que respondeu sim. Estas perguntas vão embasar a conclusão final.
1) Você acha que alguém merece morrer?
2) Se fosse você mesmo ou um parente próximo, você aceitaria que o matasse por um erro cometido?
3) A justiça não pode ser feita com uma prisão ao invés de morte?
Monte um esquema para um grupo perguntar para o outro com direito a resposta e incite a discussão. o ponto mais importante é fazer com que eles pensem em argumentos para justificar a escolha. Diga que é como se eles quisessem convencer o outro a mudar de opinião, facilitará o entendimento do objetivo do debate.
Ao final de toda a discussão, peça um tempo para concluir. Fale sobre a pena de morte do ponto de vista do espiritismo e levantes os seguintes aspectos:
  • Ninguém merece morrer;
  • Ninguém vem ao mundo para matar alguém, então não pode fazer parte do processo a pena de morte;
  • A justiça de Deus atua independente da justiça do homem;
  • Um bandido morto tem mais liberdade para atuar, pois desencarnado tem mais liberdade para influenciar as pessoas
  • Ao ser morto, o assassino ficará com mais raiva e isso poderá causar mais problemas para as próximas encarnações;
  • A morte não vai ajudar no crescimento do assassino, na verdade só irá atrapalhar mais;
  • A pena de morte devolve na mesma moeda o erro do assassino. Devemos mostrar a outra face como disse Jesus;
Alguns alunos vão até mudar de opinião, mas não se preocupe com isso, pois o obejtivo não é esse. Não devemos nos preocupar em tentar mudar a opinião dos que pensam que um assassino deve morrer. O objetivo é deixar o material para a reflexão. Com certeza eles sairão da aula pelo menos conhecendo o outro lado da moeda que provavelmente nem conheciam antes.
 Escrito por Rafael Lima

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