Meninos x Meninas : preconceito de sexo


OBJETIVO: redimensionar valores, quebrar paradigmas, rever preconceitos, viver a situação do outro.


MATERIAL: papel e lápis

COMO APLICAR: dividir a turma em um grupo de meninos e outro de meninas. se a turma for muito grande, pode-se criar sub-grupos, por exemplo, 3 grupos de meninos e 3 grupos de meninas.

Distribuir o papel e lápis para cada grupo e colocar no quadro duas frases:
- para o grupo de meninos: ” como homem eu tenho de …”
- para o grupo de meninas: ” como mulher eu tenho de …”

Deixar o grupo à vontade para listar o maior número de ítens, mas estabeleça um limite de 15 minutos.

Ao término deste tempo, trocar as frases no quadro para:
- para o grupo de meninos: ” se eu fosse mulher poderia…”
- para o grupo de meninas: ” se eu fosse homem poderia…”

Dê mais 15 minutos para que os grupos possam eleborar sua nova lista de ítens.

Ao final, fazer a leitura, dirigindo questionamentos como:
- até que ponto homens e mulheres têm os privilégios a que se atribuíram?
-como essas diferenças afetam a vida de homens e mulheres?
-é possível ser homem e fazer ou exercer algum ítem listado nas mulheres? e as mulheres podem ser ou fazer algum ítem listado nos homens?
-quais as vantagens de ser homem que são reais e quais são esteriotipadas? e com as mulheres?

Dinâmica alternativa:
- listar as vantagens de ser homem ou mulher.
- listar as desvantagens de ser homem ou mulher.

0 comentários:

Postar um comentário