Importância do trabalho em conjunto- Jovem


OBJETIVO: levar o grupo a perceber a dificuldade, mas também a necessidade de se trabalhar em conjunto, encontrar soluções para problemas de uma sociedade, fazer o jovem perceber-se como parte integrante e sua necessidade de atuar promovendo melhorias para o todo.


MATERIAL: tiras de papel previamente escritas.


COMO APLICAR: Dividir a turma em dois ou até quatro grupos, dependendo do número de alunos que você tem. Os grupos devem ter pelo menos seis crianças para que possa haver bastante discussão. Escrever nas tiras de papel palavras que signifiquem problema e palavras que signifiquem solução. Comece distribuindo as palavras-problema até que acabem. Chame atenção para que os grupos percebam que tem em mãos problemas que eles conhecem e muitas vezes até vivenciam. Distribua em seguida as palavras-solução. Faça tiras repetidas para serem usadas em mais de um problema. Peça a todos que organizem os problemas e suas soluções em ordem de prioridade a serem resolvidos. Os grupos poderão trocar soluções para melhor solucionarem problemas.
Exemplos de palavras-problema: miséria, poluição, carência, abuso, descaso, manipulação, influência, desmatamento, sonegação, roubo, violência, desigualdade, indiferença.
Exemplos de palavras-solução: solidariedade, distribuição de renda, controle de gastos, equilibrio, influência, respeito, cooperação, ética, vontade, esforço, perseverança.

0 comentários:

Postar um comentário