Historia- Gratidão II


Perfume de gratidão
Jovem e idealista, ela partiu de sua terra natal, a suíça, para ajudar a reconstruir a Polônia, depois da segunda guerra mundial.

Ela assentou tijolos, colocou telhados, levantou paredes. Até o dia em que um homem cortou a perna e lhe descobriram os dotes para a medicina. Aí, junto a duas outras voluntárias, que tinham conhecimentos de medicina básica, foi servir num improvisado posto médico.

Certa noite, em que suas colegas tinham se deslocado para atender pessoas em outra localidade, ela ficou sozinha. Tomou o seu cobertor, enrolou-se e deitou sob a luz das estrelas.

"Nada haverá de me acordar, hoje. Estou morta de cansaço."

No entanto, um pouco depois da meia-noite um choro de criança a despertou. Ela pensou estar sonhando e não abriu os olhos. O choro voltou a lhe chegar aos ouvidos.

Meio dormindo, ainda, ouviu uma voz de mulher:

"Desculpe acordá-la, mas meu filho está doente. Você precisa salvá-lo."

Bastou Elisabeth olhar de forma rápida para o garoto de três anos para descobrir que ele era portador de tifo. Explicou para a mulher que não tinha remédio algum no posto. A única coisa que podia lhe oferecer era uma xícara de chá. A mulher cravou nela os olhos, com aquele olhar que somente as mães em desespero possuem: "a senhora tem de salvar meu filho. Durante a guerra, nos campos de concentração, morreram doze dos meus filhos e este nasceu lá. Ele não pode morrer. Não agora que o pior já passou."

Elisabeth tomou uma decisão. Se aquela mulher andara tantos quilômetros para chegar até ali, se ela vira serem mortos uma dúzia de filhos na guerra e ainda tinha ânimo para rogar pela vida do único afeto que lhe restava, ela merecia todos os sacrifícios.

Tomou a criança e, com a mãe, caminharam trinta quilômetros, até encontrar um hospital. Depois de muita insistência, conseguiu que a criança fosse internada.

Mas havia uma condição: somente depois de 3 semanas, elas poderiam retornar para saber notícias. Afinal, o hospital estava cheio e os médicos atolados de tarefas.

Elisabeth voltou para as atividades do seu posto médico e tanto trabalho teve nas semanas seguintes, que até esqueceu o garoto.

Certa manhã, ao despertar , encontrou ao lado do seu cobertor, um lenço cheio de terra. Abrindo-o, viu, junto com a terra, um bilhete: "para a Pani doutora. Da senhora W., cujo último dos treze filhos você salvou, um pouco de terra abençoada da Polônia."

O menino estava vivo.

Um grande sorriso se abriu no rosto cansado de Elisabeth.

E ela compreendeu o que acontecera. A mulher andara mais de trinta quilômetros até o hospital e apanhara ali o seu filho vivo.

De Lublin, levou-o de volta até o povoado onde vivia. Pegou um punhado de terra do seu chão e tornou a andar muito para deixar, quieta, sem perturbar, na calada da noite, o seu presente de gratidão.

Elisabeth Kübler-Ross guardou o pequeno embrulho de terra que se tornou para ela o presente mais valioso que recebera.

***

A gratidão é perfume acondicionado no frasco d’alma. As criaturas o deixam exalar, de forma sutil, envolvendo aqueles a quem são gratos, numa aura de bem-estar.

Naturalmente ninguém realiza o bem esperando agradecimento, mas quando a gratidão se manifesta é como a brisa que abençoa a tarde morna com sua presença. Refaz corações e aumenta a disposição para novas realizações, em prol do próximo.
 

Autor:
Equipe de Redação do Momento Espírita, baseado no livro "A Roda da Vida", de Elisabeth Kübler-Ross, M.D, Cap. 9.

1 comentários:

Lylian rosa korkes disse...

tocante

Postar um comentário