Filhos de um mesmo Pai


OBJETIVO: refletir sobre a diversidade entre os filhos da Criação, a solidariedade entre os seres, a Lei de Sociedade e os objetivos da reencarnação.

MATERIAL: figuras geométricas recortadas em papel (círculos, triângulos, quadrados, retângulos, estrelas, corações).
COMO APLICAR: certifique-se de que há figuras em número suficiente aos integrantes do grupo. Leve figuras extras para completar a atividade. As figuras podem ter tamanhos variados para enriquecer a construção, ou seja, todos os círculos não precisam ter o mesmo diâmetro, os retângulos não precisam ter as mesmas medidas. Coloque as figuras geométricas no chão e peça que cada aluno escolha a sua figura. Separe em grupos aqueles que possuem figuras geométricas idênticas e peça que compartilhem o motivo de sua escolha, percebendo se há um significado para a figura (redondo pela suavidade, triângulo pelo equilíbrio). Peça a eles que para dar um nome ao grupo que represente este significado. Solicitar que façam uma construção com todas as figuras geométricas. Deixar o grupo construir por alguns minutos. Depois deste período, conversar sobre as dificuldades que surgiram, se houve participação e cooperação e se todos estão satisfeitos com o que foi construído.
De uma maneira geral, as figuras serão de pouca criatividade, pouca variação e sem forma definida (círculo de bolas, estrelas amontoadas, triângulos enfileirados)
Peça agora que todos se reúnam e misturem as figuras geométricas e montem outras formas. Com as diferentes figuras reunidas, será possível montar uma variedade maior de formas, criar histórias, montar cenários. Estabeleça temas e peça que eles construam: uma família; uma cidade; uma rua com pessoas; etc.
Pergunte novamente se estão satisfeitos com o novo resultado obtido na construção.

 Escrito por glauciadebarro

0 comentários:

Postar um comentário