Cuidados com o corpo físico


            Prece Inicial
            Primeiro momento: contar a história "Que Coisa Esquisita", da Coleção Conte Mais, Vol. I, FERGS – Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Livraria e Editora Francisco Spinelli, ou utilizar outra história sobre cuidados com o corpo físico e hábitos de higiene.
            Segundo momento: levar um espelho para que as crianças possam se observar, lembrando que cada parte de nosso corpo exerce uma função muito importante, e que é através dele que podemos sentir os cheiros das coisas, ouvir, olhar as belezas que Deus criou, sentir o paladar, caminhar, entre tantas outras coisas.
            Lembrar que o corpo que hoje usamos foi presente de Deus, por isso devemos ter muito cuidado com ele. Que cada um tem o corpo que precisa para evoluir.
            Obs.: o evangelizador deve conhecer sua turma, pois pode haver crianças com necessidades especiais. Caso necessário, devem ser abordadas as diferenças físicas nesta mesma aula. 
            Terceiro momento - questionar:
            Quais são os cuidados que devemos ter com o nosso corpo físico?
§  Cuidados com a higiene: tomar banho, cortar as unhas, escovar os dentes, cortar os cabelos, lavar as mãos, etc.
§  Cuidados com a alimentação: comer alimentos saudáveis como frutas e verduras, evitar o excesso de guloseimas (chocolates, balas, salgadinhos).
§  Cuidados com a saúde: tomar cuidado com a higiene e a alimentação, cuidar para não se machucar quando brincar, evitar o excesso de sol, tomar vacinas, praticar exercícios físicos, ir ao médico e ao dentista quando necessário e outras atitudes que contribuem para se preservar a saúde do corpo físico.
            Quarto momento - atividade 1: levar um cartaz com o título “Salada de fruta” com o desenho de uma árvore em papelão ou cartolina, com vários pirulitos colados.
            Apresentar a árvore aos evangelizandos e questionar quais os cuidados que devemos ter com ela (água, sol, terra, adubo). Comparar o corpo físico com a árvore, pois cuidando do corpo físico ele também ficará bonito e cheio de frutos gostosos (saúde física).
            Pedir para que cada evangelizando diga a fruta que mais gosta e tire um pirulito. O evangelizador deve escrever ou desenhar a fruta no lugar do pirulito.
            Quinto momento - atividade 2: desenhos para colorir. Veja abaixo os desenhos.
            Prece de encerramento
            Sugestões de desenhos:







0 comentários:

Postar um comentário