Componentes de uma Sociedade- jovem


OBJETIVO: levar o grupo a perceber como se compõe uma sociedade, que relações são estabelecidas, que atitudes conjuntas influenciam estas relações, quais as vantagens ou desvantagens de ser este ou aquele personagem.


MATERIAL: tiras de papel com nomes, fita adesiva ou clips grande para prender a tira de papel no aluno.

COMO APLICAR: o grupo estará representando uma sociedade. Alguns serão personagens específicos, o restante representará o povo. Não haverá escolha de papel. Você colocará a tira com o nome do personagem aleatoriamente em alguns alunos. Será simulado um encontro em uma praça onde quem estiver com o “crachá” (a tira de papel que o identifica) irá agir como tal, demonstrando por palavras, gestos e atitudes o seu comportamento típico. O povo responderá de acordo com o que viu e ouviu.

Exemplos de personagens: deputado, morador de rua, padre, homem comum, artista famoso, prostituta, pivete, morador de comunidade carente, empresário, banqueiro.
É importante explicar ao grupo o que cada um destes personagens deve fazer por uma sociedade, quem é responsável pelo que, e discutir porque surgem os papéis que não deveriam existir como o do morador de rua.
Ao final, o grupo poderá refletir sobre escolhas antes de reencarnar (se eu pedi para ser um deputado, o que devo fazer pela sociedade em que vivo? eu escolhi ser uma prostituta?), fatores que desviam os objetivos pretendidos (as distrações do mundo material e sua influência em meus valores), os papéis que são grandes para o homem e nem sempre o são para Deus, e vice-versa, o que podemos fazer para diminuir as diferenças sociais e fazer com que todos se vejam como irmãos de caminhada.



0 comentários:

Postar um comentário