A Alma Após a Morte


Prece inicial:
Colocar cartaz com as figuras sugeridas e questionar a respeito da “Morte”, ouvir cada um e anotar, para comentar no final da aula.

Conceito especifica: O desencarne é uma Lei natural, poderemos comparar com  o fenômeno da borboleta que saiu do “Casulo”.  É o libertar do espírito.



Somos corpo físico mortal e Espírito imortal:

O nosso despertar no mundo espiritual acontecerá de acordo com a nossa evolução moral. Ex.: se formos bons e fizermos nossos deveres, guardaremos boas lembranças seremos felizes e nos juntaremos com amigos iguais a nós. Se formos maus e deixar de fazer nossas obrigações ficaremos tristes e agoniados e juntaremos em lugares com espíritos infelizes iguais a nós. 

Questionar:
  1. O que não morre na composição do homem? (O Espírito que é imortal).
  2. O que é desencarne? (A morte do corpo).
  3. Como vamos despertar no plano espiritual? (Se dará de acordo com a nossa evolução moral, ou seja, nossa bondade ou maldade).
  4. Em que meios o Espírito pode viver? (Hora na terra, hora no plano espiritual).
  5. Todos ficam iguais depois da morte? ( Não. Os bons têm boas lembranças e são felizes. Os maus têm más lembranças e sofrem).
Leitura do texto.
Atividades 1 e 2.
Prece final de agradecimento


História – A Separação

D. Simone andava muito preocupada com André; Seu Avô paterno havia desencarnado há algum tempo e ele estava muito triste.
- André meu filho! Não fique assim, sei que você sente muito a falta do seu avô, mas é preciso que você encare esta separação de outra forma, ela é temporária, nós já conversamos sobre isto.
- Eu sei mamãe; eu entendo que nós somos eternos, que só nosso corpo físico morre, e que nós iremos nos reencontrar um dia. Mas fico preocupado com o vovó, lá no plano espiritual sozinho; como será que ele está se sentindo?
- André, ele não está sozinho. Vamos pensar um pouco: Deus é tão bondoso e se preocupa tanto conosco que Ele sempre coloca ao nosso lado um Espírito Amigo e Protetor com quem sempre podemos contar nas horas mais difíceis não é verdade?
- É mamãe!
- Então, você acha que lá no plano espiritual n ao há ninguém para cuidar do seu avô?
- Acho que você tem razão! Mas quando desencarnamos o que acontece conosco mamãe?
- O nosso Espírito se desliga do corpo físico e nós vamos para o plano espiritual. Deus sempre coloca espíritos amigos e protetores ao nosso lado para nos ajudar nesse momento, às vezes são amigos ou parentes que já se foram que irão nos receber em nosso novo lar.
-Mmas todo mundo vai para o mesmo lugar?
- Eu já lhe expliquei que não existe céu nem inferno; o que acontece que somos atraídos para lugares que têm uma energia parecida com a nossa. Um Espírito que tem bom coração vai para perto dos espíritos iguais a ele; os espíritos que ainda são maus vão para junto de espíritos semelhantes a eles.
- Estes Espíritos maus serão sempre assim?
- Não meu filho! Deus dá a todos uma nova chance. Quando um espírito que errou compreende seu erro e se arrepende ele sente um grande remorso e depois sente necessidade de reparar este erro. Seu coração, através da vontade de fazer o bem a quem magoou se enche de energias boas, e isso o leva para perto de bons espíritos.
- Vovô é tão bom, acho que ele está bem, não é mamãe?
- Claro meu filho! Seu avô é uma ótima pessoa, sempre fez o bem, ajudou muitas pessoas a não ter maus sentimentos e já compreende os ensinamentos de Jesus. Para o bem dele, você não pode ficar aí triste para sempre. Toda vez que pensamos em quem já desencarnou, nos ligamos a este Espírito e nossos pensamentos transmitem-lhes nossos sentimentos de alegria, otimismo, saudade, dor, tristeza; por isso sempre devemos nos lembrar dele de uma maneira feliz e otimista, para que estes pensamentos possam ajudar e alegrá-lo lá no plano espiritual. Sempre que pudermos, devemos fazer uma oração, pois a oração lhe faz bem, ilumina seu coração e mata a saudade que ele também sente de nós.
Os olhos de André se iluminaram, ergueu suas subrancelhas demonstrando que tivera uma grande idéia.
- Já sei, vou agora mesmo fazer uma oração para o vovô, assim ele vai saber que sinto saudades e não estou tão triste como antes.
André fez sua oração e sentiu que seu coração se enchia de esperança e alegria, pois agora já entendia esta difícil separação.
  

ATIVIDADE INDIVIDUAL Nº. 1

  1. Nascemos, crescemos e morremos para depois............................................. novamente.
  2. Desencarne é a ...........................do corpo físico.
  3. No Plano Espiritual iremos ...........................................................sentindo e sendo como éramos no plano físico.
  4. A morte é um processo ..................................... .


ATIVIDADE INDIVIDUAL Nº. 2

Complete a cruzadinha.
  1. Nossos................. materiais não são levados para a vida espiritual.
  2. O espírito é ..............................
  3. .............................. os bons são felizes.
  4. Só o corpo físico........................ .
  5. Se formos ................................... despertaremos felizes no plano espiritual.
  6. O Perispírito é o .....................sutil do espírito.

Conceito específico:
Técnicas:
  • Dialogo.
  • Leitura do texto
  • Interrogatório.
  • Trabalho individual ou em grupo.
  • Exposição participativa.


Recursos:
  • Cartaz. (Figura de Borboleta e figuras onde possa mostrar que somos corpo e espírito).
  • Lápis e borracha.
  • Texto para os evangelizandos.
  • Papel com as atividades 1 e 2.



Avaliação:
A aula será considera satisfatória se os evangelizando derem um conceito de que realmente morre dentro da visão espírita e responderem acertadamente as perguntas feitas no decorrer da aula.

Suporte para o Evangelizador.

Resposta da Atividade nº. 1

  1. Reencarnarmos
  2. Morte.
  3. Despertar.
  4. Natural

Resposta da Atividade nº.2

  1. Bens.
  2. Imortal.
  3. Somente.
  4. Morre.
  5. Bons.
  6. Corpo

Obs.: Essas atividades poderão ser realizadas em grupos ou individuais, ficará a critério do evangelizador.

Plano de aula elaborada por Teresinha Medeiros baseado no L. Brincando e Aprendendo o Espiritismo.  – Volume 1 – Edições FEESP


0 comentários:

Postar um comentário