ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO – DEUS, ESPÍRITO E MATÉRIA.

Há dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito e acima de ambos, Deus.

DEUS – Causa primária de todas as coisas.
ESPÍRITO – princípio inteligente do Universo.
MATÉRIA – Qualquer substância sólida, líquida ou gasosa que ocupa lugar no espaço.
É o laço que prende o Espírito. É o instrumento de que se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua função.

Não é dado ao homem conhecer o princípio das coisas. Deus não permite que tudo seja revelado ao homem aqui na Terra.

Deus é a causa primária do Universo e criou tudo o que existe. Criou o princípio inteligente que evolui e se transforma em Espírito e criou a matéria para servir ao Espírito nas mais diferentes fases de sua jornada evolutiva, através das reencarnações.

A matéria primitiva é chamada de Fluido Cósmico Universal e dela derivam todos os outros estados da matéria.

O Fluido Vital que é matéria, um subproduto do Fluido Cósmico Universal, dá vida ao corpo inerte, para que o Espírito possa encarnar.

Mas Deus não cria diretamente as formas do Universo. Os Espíritos puros, que compreendem suas leis, atuam magneticamente sobre o fluido e sobre ele trabalham, gerando todos os mundos que existem.

As galáxias e nebulosas se formam a partir do fluido, e destas, formam-se as estrelas, que por sua vez, dão origem aos planetas.

Brincando e Aprendendo o Espiritismo – Volume 3


O Espírito e a Matéria

Ambos, Espírito e Matéria foram criados por Deus.
Sabemos que matéria é o que pode ser visto, tocado e sentido. Já o Espírito não podemos ver e tocar. Somente através da mediunidade.
A matéria é o laço que prende o Espírito. É o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua função.
No corpo material o Espírito pode evoluir e aplicar o que aprendeu no mundo espiritual.
Unindo Espírito e matéria densa existe uma matéria sutil chamada perispírito.

Como a matéria é formada?

A matéria é formada por um único elemento primitivo (original). Esse elemento multiplica-se, mistura-se, transforma-se, originando inúmeras coisas. O simples evolui para o complexo (complicado). Os corpos podem ter forma e volume ou serem totalmente transparentes, mas tudo partiu do mesmo elemento primitivo (Fluido Cósmico Universal).

A CRIAÇÃO

A formação dos mundos

O Universo foi criado pela vontade de Deus.
No Universo existem estrelas, planetas e uma infinidade de astros celestes. O que era fluido (energia) em meio aos Espíritos tornou-se denso e sólido. E o que se formou pode desaparecer, pois Deus está sempre a renovar os mundos que criou. E somente Deus sabe a duração da formação dos mundos.
A formação dos seres vivos

Da combinação dos elementos caóticos (em desordem) aparecem os germes. O desenvolvimento dos germes fez surgir os seres vivos de todas as espécies (plantas, animais e a espécie humana), que, reunidos, se multiplicaram. Os seres humanos surgiram e espalharam-se pela Terra. Todas as espécies de seres vivos reproduziram-se.

As diversas raças humanas

No mundo há terras geladas. Há desertos, florestas, montanhas e praias. E os seres humanos que vivem em cada uma dessas regiões têm seus próprios hábitos de vida. Quem mora em cidade, caminha pelas ruas. Já quem mora em fazendas, caminha pelos campos. Por essa razão, existem pessoas diferentes, tanto na aparência quanto no modo de agir.
Os seres humanos surgiram na Terra em diversos pontos do planeta. Em épocas diversas. Raças diferentes. Todos, porém, irmãos em Deus.

Os diversos mundos

No Universo existem diversos planetas. Será muita vaidade nossa imaginar que somos os únicos seres inteligentes em todo o Cosmo. Até porque, para que Deus teria criado tantos astros celestes a constituir o céu? Certamente não seria apenas para que nós pudéssemos ter algo para ver à noite.
Cada mundo é diferente um do outro. Os habitantes desses mundos nos serão estranhos na aparência e no modo de viver.

O Livro dos Espíritos para infância e Juventude
Volume I




Os Espíritos

De onde vieram e como são os Espíritos

Existem seres inteligentes a povoar o Universo. Eles não têm corpos materiais. Não são divinos e, sim, seres criados por Deus. São chamados de ESPÍRITOS. Ninguém sabe quando foram criados. Deus, porém criou cada um deles com muito amor e carinho. Assim como criou os animais, as plantas e as montanhas. E continua criando, dia após dia.
Existe um outro mundo além daquele em que vivemos. Um mundo habitado pelos Espíritos. Um mundo muito mais importante que o nosso! Pois se o planeta Terra um dia deixasse de existir, o mundo espiritual permaneceria inteiro, povoado de seres inteligentes. O mundo terreno e o mundo espiritual, porém, estão ligados como o dia e a noite. E os Espíritos passeiam por eles, observando e ajudando as pessoas, dependendo da sua evolução.

Os Espíritos têm forma?

Os Espíritos muito puros podem não ter forma alguma. Eles apenas têm o brilho de uma estrela. E como todos os Espíritos, dependendo de sua evolução, viajam para todo o canto, rápido como o pensamento, pouco se importando se percorreram quilômetros e quilômetros. E nada lhes barra a passagem, pois eles atravessam portas, muros e paredes. Atravessam oceanos. Os Espíritos, porém, não podem estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, embora iluminados possam irradiar seus pensamentos para todos os cantos do Universo.

O corpo do espírito

Os Espíritos têm um corpo semi-material que se chama PERISPÍRITO.
O Perispírito é como se fosse uma roupa de vapor que cobre o Espírito. Ela é tão leve que não o impede de se transportar para onde desejar. E para cada mundo que vai, o Espírito pode mudar de roupa. Pode vestir-se da forma que quiser. Tudo lhe é possível, conforme sua vontade e evolução. Pode até ser visto, como também tocado.

As diferenças entre os Espíritos

Os Espíritos são muito diferentes uns dos outros. Existem três ordens de Espíritos: os Espíritos puros, os Espíritos bons e os Espíritos imperfeitos.

1) Espíritos imperfeitos
Os Espíritos imperfeitos, mesmo quando não mais têm corpos, são muito ligados às coisas da Terra.E têm todos os sentimentos comuns aos apaixonados pelas coisas materiais.
Alguns são maus, orgulhosos, ignorantes, egoístas. Mas nem todos são assim. Alguns fazem coisas ruins sem maldade. Sem querer. Por serem brincalhões. Já alguns adoram fazer coisas erradas.
Por não terem estudado, aprendido as coisas do bem, os Espíritos imperfeitos muitas vezes nem percebem que já não têm um corpo. Agem como se o tivessem e continuam sofrendo. Ficam entre nós fazendo fofocas e nos dando maus conselhos. Eles não conseguem compreender que Deus os ama e que não irão ficar sofrendo para todo o sempre.

2) Os Espíritos bons
Os Espíritos bons ainda estão ligados às coisas da Terra. Alguns têm a ciência, outros, a sabedoria e a bondade. E ficam felizes ao praticar o bem, como também por ajudarem aqueles que necessitam. Amam uns aos outros. Mas eles ainda sofrem, e querem evoluir, tornarem-se cada vez melhores. E aprender algo que desconhecemos é muitas vezes demasiadamente trabalhoso.

3) Os Espíritos puros
As coisas da Terra já não são importantes aos Espíritos puros. Já não têm mais nenhum tipo de sofrimento. Têm uma existência eterna. Não mais voltarão a viver como seres humanos de carne e osso. Tornaram-se mensageiros de Deus. Vivem para ajudar os outros Espíritos a evoluir. Importam-se com todos nós indistintamente, estando ao nosso lado para nos orientar a fazer o bem. São também chamados de Anjos, Arcanjos e Serafins.

Anjos e demônios

Um anjo nada mais é que um Espírito puro. Esse Espírito perfeito em bondade e amor não nasceu assim. Teve de cumprir suas tarefas divinas para que pudessem evoluir para essa condição. Se existissem demônios eles teriam sido criados por Deus. Deus é bom; e por ser bom, não criou seres malvados.

O Livro dos Espíritos para Infância e Juventude
Volume I


QUESTIONÁRIO – ESPÍRITO E MATÉRIA


1) Quais são os elementos gerais do Universo?

2) Que é a causa primária de todas as coisas?

3) Qual o nome da matéria primitiva criada por Deus?

4) O que é Espírito?

FAÇA A CORRESPONDÊNCIA:

(1) ESPÍRITO
(2) ALMA
(3) CORPO FÍSICO
(4) PERISPÍRITO
(5) DESENCARNE
(6) REENCARNAÇÃO


( ) morte do corpo físico
( ) imortal
( ) nascer novamente, unindo o Espírito a um
novo corpo físico
( ) mortal
( ) espírito encarnado
( ) envoltório do Espírito, corpo espiritual



QUESTIONÁRIO


1) Como e quando Deus cria o Espírito? Teve começo? Terá fim?

2) Onde habitam os Espíritos?

3) O Espírito é semelhante a quê?

4) O que é perispírito?

5) Os Espíritos são todos iguais?

DESCUBRA A FRASE EM CÓDIGO SUBSTITUINDO OS SÍMBOLOS PELAS LETRAS:


A = ☼ B = ♥ C = ۝ D = ▲ E = ۞ F = ♠

G = ⌂ H = ¤ I = ☺ J = ♪ L = ◊ M = &

N = □ = O♣ P = ♀ Q = $ R ۩ = S = ♦

T = # U = Ω V = ♫ X = § Z = ∞




▲ ۞ Ω ♦ ۩۝☺♣ Ω - □♣♦ #♣▲♣♦

______________________________________


♦☺&♀◊۞♦ ۞ ☺⌂□♣۩☼□#۞♦ ♀☼۩☼





۞♫♣◊ Ω☺۩&♣♦ ♀♣۩ □♣♦♦♣♦ &۩ ۞☺#♣♦.

______________________________________

DESCUBRA A FRASE EM CÓDIGO SUBSTITUINDO OS SÍMBOLOS PELAS LETRAS:


A = ☼ B = ♥ C = ۝ D = ▲ E = ۞ F = ♠

G = ⌂ H = ¤ I = ☺ J = ♪ L = ◊ M = &

N = □ = O♣ P = ♀ Q = $ R ۩ = S = ♦

T = # U = Ω V = ♫ X = § Z = ∞




▲ ۞ Ω ♦ ۩۝☺♣ Ω - □♣♦ #♣▲♣♦

Deus criou-nos todos

♦☺&♀◊۞♦ ۞ ☺⌂□♣۩☼□#۞♦ ♀☼۩☼

simples e ignorantes para

۞♫♣◊ Ω☺۩&♣♦ ♀♣۩ □♣♦♦♣♦ &۩ ۞☺#♣♦.

evoluirmos por nossos méritos






EU SOU UM ESPÍRITO
André Pirola


Vou perguntar uma coisa pra você (o que?)
Quero ver se vai me responder (a é)
Isso é importante, é pra valer (humm!)
Pois ninguém pode viver sem ser
Está presente em todo lugar (cadê?)
Você pode ouvir, sentir e até cheirar
Está na hora de você saber
Que essa coisinha é você

Você é um espírito (2x)
Você é um espírito e nunca vai morre...e...er
Você é um espírito (3x)
E foi Deus quem fez você

Repete

Eu sou um espírito (2x)
Eu sou um espírito e nunca vou morre... e...er
Eu sou um espírito (3x)
E foi Deus quem me fez ser...Imortal

2 comentários:

melania melo disse...

aula muito interessante, roteiro maravilhoso sore o assunto, agradecida pela eloquencia do explanado nota 10 .

melania melo disse...

aula muito interessante, roteiro maravilhoso sore o assunto, agradecida pela eloquencia do explanado nota 10 .

Postar um comentário