Pai Nosso


Pai Nosso
Prece inicial

Primeiro momento: fazer um cartaz em que a primeira letra de cada figura forme o tema da aula: PAI NOSSO, para que os evangelizandos descubram qual o assunto a ser abordado.

Segundo momento: fazer os seguintes questionamentos aos evangelizandos:

1 - Quem conhece a oração do Pai Nosso?

2 - Que outros nomes possui esta oração? (Oração Dominical ou Oração do Senhor, porque os discípulos chamavam Jesus de Dominus - Senhor em latim)

3 - Quem ensinou esta prece?

4 - A quem é dirigida esta oração?

Terceiro momento: Explicar o significado de cada trecho da oração, utilizando-se das gravuras sugeridas.

Obs.: esta é uma adaptação livre da oração, divulgada entre os espíritas e de autoria desconhecida.

Pai Nosso

Deus é nosso Pai, criou a todos igualmente, portanto somos todos irmão. Deus é Pai amoroso e justo, tudo que Ele faz é para o nosso bem, podemos nos dirigir diretamente a Ele em nossas preces.

Que estás em toda a harmonia do Universo

Deus criou o universo e tudo que nele existe, objetivando a nossa evolução. Enviou-nos Jesus, nosso irmão, Espírito mais evoluído que encarnou na Terra para nos servir de guia e modelo.

Santificado seja o Teu nome

Se sintonizamos com Deus, podemos sentir sua presença, pois em todos os lugares há provas da sabedoria e do amor Divinos. Devemos louvar a Deus e agradecer a Ele a vida, a família, as alegrias e tristezas que vivenciamos a fim de evoluirmos espiritualmente.

Venha a nós o Teu reino. Seja feita a Tua vontade na Terra, no espaço e em todos os mundos habitados

Cada um deve colocar os ensinamentos de Jesus em prática, a fim de que se instale o reino de Deus em nós, que é o reino da paz, da justiça e do amor. As leis Divinas estão gravadas na consciência de cada ser humano. A vontade de Deus está expressa na Lei de Causa e Efeito e na Lei de Amor. Devemos ter resignação e sabedoria para aceitar as conseqüências de nossos atos.

O pão do corpo e da alma dá-nos hoje, Senhor

Devemos pedir apenas o necessário. Dá-nos o pão que alimenta o corpo físico. O pão da alma é a fé, a confiança em Deus; dai-nos o pão de cada dia, ou seja, os meios de adquirir, pelo trabalho, as coisas necessárias à vida, pois não devemos pedir o supérfluo, o desnecessário.

Perdoa as nossas faltas e imperfeições, dá-nos o sublime sentimento do perdão para com aqueles que nos tem ofendido

Assumimos o compromisso de perdoar o nosso irmão, sem mágoa, sem rancor, esquecendo a ofensa. Somos Espíritos ainda imperfeitos, erramos muitas vezes, mas nos comprometemos a nos esforçar para sermos caridosos, perdoando e esquecendo as ofensas contra nós proferidas, como queremos ser tratados quando errarmos.

Não nos deixai sucumbir às tentações da matéria, às ciladas dos Espíritos mais imperfeitos que nós, mas envia-nos, Senhor, os bons para nos esclarecer.

Analisar as situações, aprender com os erros, procurar fazer sempre o bem, o correto. Não basta não fazer o mal, é necessário fazer o bem. Estar atento às influências espirituais de encarnados e desencarnados. Importante que combatamos nossas más inclinações e vícios, porque nossas imperfeições são portas abertas às influências de outros espíritos que desejam, por ingenuidade, nos prejudicar.

Que um raio de Tua luz se derrame sobre toda a humanidade sofredora. Em nome de Deus, Cristo e a caridade.

Compreender que Deus é justo e só faz o bem. Bem sofrer é aproveitar o sofrimento para crescer moral e espiritualmente, sendo resignado, mas sem acomodação. Nada acontece sem a permissão de Deus, Pai Justo, que sempre nos oportuniza reparar a falta praticada contra o próximo ou a nós mesmos.