Pai Nosso
Prece inicial

Primeiro momento: fazer um cartaz em que a primeira letra de cada figura forme o tema da aula: PAI NOSSO, para que os evangelizandos descubram qual o assunto a ser abordado.

Segundo momento: fazer os seguintes questionamentos aos evangelizandos:

1 - Quem conhece a oração do Pai Nosso?

2 - Que outros nomes possui esta oração? (Oração Dominical ou Oração do Senhor, porque os discípulos chamavam Jesus de Dominus - Senhor em latim)

3 - Quem ensinou esta prece?

4 - A quem é dirigida esta oração?

Terceiro momento: Explicar o significado de cada trecho da oração, utilizando-se das gravuras sugeridas.

Obs.: esta é uma adaptação livre da oração, divulgada entre os espíritas e de autoria desconhecida.

Pai Nosso

Deus é nosso Pai, criou a todos igualmente, portanto somos todos irmão. Deus é Pai amoroso e justo, tudo que Ele faz é para o nosso bem, podemos nos dirigir diretamente a Ele em nossas preces.

Que estás em toda a harmonia do Universo

Deus criou o universo e tudo que nele existe, objetivando a nossa evolução. Enviou-nos Jesus, nosso irmão, Espírito mais evoluído que encarnou na Terra para nos servir de guia e modelo.

Santificado seja o Teu nome

Se sintonizamos com Deus, podemos sentir sua presença, pois em todos os lugares há provas da sabedoria e do amor Divinos. Devemos louvar a Deus e agradecer a Ele a vida, a família, as alegrias e tristezas que vivenciamos a fim de evoluirmos espiritualmente.

Venha a nós o Teu reino. Seja feita a Tua vontade na Terra, no espaço e em todos os mundos habitados

Cada um deve colocar os ensinamentos de Jesus em prática, a fim de que se instale o reino de Deus em nós, que é o reino da paz, da justiça e do amor. As leis Divinas estão gravadas na consciência de cada ser humano. A vontade de Deus está expressa na Lei de Causa e Efeito e na Lei de Amor. Devemos ter resignação e sabedoria para aceitar as conseqüências de nossos atos.

O pão do corpo e da alma dá-nos hoje, Senhor

Devemos pedir apenas o necessário. Dá-nos o pão que alimenta o corpo físico. O pão da alma é a fé, a confiança em Deus; dai-nos o pão de cada dia, ou seja, os meios de adquirir, pelo trabalho, as coisas necessárias à vida, pois não devemos pedir o supérfluo, o desnecessário.

Perdoa as nossas faltas e imperfeições, dá-nos o sublime sentimento do perdão para com aqueles que nos tem ofendido

Assumimos o compromisso de perdoar o nosso irmão, sem mágoa, sem rancor, esquecendo a ofensa. Somos Espíritos ainda imperfeitos, erramos muitas vezes, mas nos comprometemos a nos esforçar para sermos caridosos, perdoando e esquecendo as ofensas contra nós proferidas, como queremos ser tratados quando errarmos.

Não nos deixai sucumbir às tentações da matéria, às ciladas dos Espíritos mais imperfeitos que nós, mas envia-nos, Senhor, os bons para nos esclarecer.

Analisar as situações, aprender com os erros, procurar fazer sempre o bem, o correto. Não basta não fazer o mal, é necessário fazer o bem. Estar atento às influências espirituais de encarnados e desencarnados. Importante que combatamos nossas más inclinações e vícios, porque nossas imperfeições são portas abertas às influências de outros espíritos que desejam, por ingenuidade, nos prejudicar.

Que um raio de Tua luz se derrame sobre toda a humanidade sofredora. Em nome de Deus, Cristo e a caridade.

Compreender que Deus é justo e só faz o bem. Bem sofrer é aproveitar o sofrimento para crescer moral e espiritualmente, sendo resignado, mas sem acomodação. Nada acontece sem a permissão de Deus, Pai Justo, que sempre nos oportuniza reparar a falta praticada contra o próximo ou a nós mesmos.

2 comentários:

Anônimo disse...

SEU BLOG EH DIVINO E ME AJUDA MUITO COM MINHAS AULINHAS
ACHO QUE VOU FAZER UM BLOG COM ESSE OBJETIVO TB!

Anônimo disse...

OBRIGADA PELA GRANDE AJUDA QUE RECEBO ATRAVÉS DO SEU BLOG. QUE DEUS TE ABENÇOE!

Postar um comentário